ENTREVISTA : RACHEL NOVAES

Estamos em mais uma entrevista, desta vez com Rachel Novaes!

Confira:

1.Rachel Novaes, para você o que é Verdadeira Adoração?

A adoração é resultado de amor. Nós adoramos aquilo que amamos, e amar a Deus é, em primeiro lugar, obedecê-lo (Jo14.21). Isso nem sempre é fácil. Cantar, compor e até mesmo ministrar, muitos podem fazer. Mas tudo isso só será adoração verdadeira se partir de um coração que teme, honra e obedece a Deus, simplesmente por amor. Por isso, adoração tem a ver com vida. A maneira como vivemos, como agimos, pensamos e sentimos revela se o que oferecemos a Deus é verdadeira adoração.

2. Quando começou seu ministério?

Eu convivo com a música desde criança; cresci dormindo nos bancos da igreja enquanto minha mãe ensaiava e regia o coral. Entrei para o grupo de louvor da igreja com 9 anos e nunca mais parei. Em 1999, na Comunidade da Graça em Ubatuba, fui desafiada a não somente tocar e cantar, mas também ministrar o louvor. Foi nesse tempo que o meu ministério se concretizou. No ano seguinte gravamos nosso primeiro cd e passamos a ministrar em muitos outros lugares pelo Brasil.

3.Conte um pouco como surgem as suas composições, e quais delas mais te marcou até hoje e por que?

A forma como as canções surgem varia bastante. Às vezes vem a letra primeiro, ou uma idéia que inspira meu coração, e depois vem a melodia. Às vezes a melodia vem primeiro. Algumas músicas vem inteiras; outras vem em partes. Mas uma coisa se repete: a inspiração vem de Deus. É Ele quem dá a canção. A maior parte das minhas músicas vêm em meus momentos de adoração, quando estou a sós com Ele. São várias as canções que me marcaram: Tua é a glória, numa aula da faculdade; Recebe a honra, numa experiência tremenda com Deus; Confio (Marcelo Novaes), quando não conseguíamos engravidar. Mas uma me marcou mais que todas. Num dia, sozinha em casa, quando já estava terminando meu momento de adoração a Deus, já me levantando pra deixar o piano, ouvi uma voz me dizendo: “Toque”. Imediatamente me sentei novamente e comecei a tocar. E a música aconteceu. Era como se Deus estivesse cantando pra mim. Nunca vou me esquecer daquele dia, como era intensa a presença de Deus. Já ministrei essa canção em alguns lugares, mas creio que nunca a gravarei.

4. Fale um pouco sobre a sua liderança no ministério de louvor da Comunidade da Graça em Ubatuba, onde lançou 3 cds.

Passei por alguns lugares antes de me fixar em Ubatuba-SP e aprendi muito com muitas pessoas. Mas creio que minha maior escola foi e é a Comunidade em Ubatuba. Aprendi muito sobre o que é servir a Cristo servindo as pessoas. Nosso pastor, Virgilio Nunes, além de ser um homem apaixonado por Jesus é também muito sonhador. Ele acreditou desde o início, apesar da escassez de recursos, que poderíamos registrar aquilo que Deus estava nos dando e assim abençoar muito mais pessoas. Em 2000 gravamos o cd “Rocha Eterna”; em seguida gravamos “Adorado” e depois o cd temático “Aviva”. Foi um tempo de muitas lutas e muitas conquistas. E acima de tudo, de muito aprendizado. Hoje, eu, Marcelo e nossa banda viajamos por todo o Brasil, mas sempre retornamos à nossa casa. Amamos nossa igreja e nosso ministério local.

5. Como está sendo a parceria com a IVC comunicação, sua atual gravadora, que lançou a pouco tempo seu último CD e Primeiro DVD?

Estamos muito felizes com a parceria. Cremos que Deus nos conduziu por esse caminho. A IVC Comunicação tem nos abençoado muito, mesmo neste momento tão difícil do mercado. É uma gravadora que investe muito naquilo que realmente acredita.

6. Como foi gravar seu primeiro CD solo “Deus de Amor”?

Foi uma experiência nova, depois de tantos anos gravando com a Comunidade. Confesso que foi difícil, no início. Mas Deus agiu de uma maneira tremenda, enviando recursos, abrindo portas e agindo através das canções. São muitos os testemunhos que recebemos de pessoas que foram curadas, tocadas ou que se renderam a Cristo. É muito bom cantar sobre o amor de Deus; nossa vida é fruto desse amor.

7. Seu 2º CD solo “Ao Rei” tem sido bênção na vida de muita gente. Um disco que contou com a participação especial de grandes nomes da música gospel como Adhemar de Campo,Nívea Soares,Paulo César Baruk entre outros. Conte-nos como foi pra você gravar esse CD e também o DVD que acaba de ser lançado.

Sabe quando recebemos algo muito maior do que merecíamos? É assim que me sinto. “Ao Rei” foi muito além das nossas expectativas. Tudo foi feito com muito carinho, desde a produção, os arranjos, o repertório até as participações. Amamos o pastor Adhemar, Nívea, Baruk e Vinícius. Cada um deles nos abençoou de forma muito especial. E o que era pra ser apenas um CD acabou virando DVD, pela graça infinita do Senhor Jesus. Sinto-me honrada por Deus e pelos meus irmãos, e espero que este CD e DVD alcancem muitas vidas, e que cada uma delas tenha um encontro com o Rei dos Reis, nosso amado Jesus, e faça da sua própria vida uma canção “ao Rei”.

8.Qual verso bíblico tem te sustentado nos últimos dias?

A caminhada cristã é marcada por ciclos. Ora estamos em Mara, o lugar das águas amargas, onde somos provados e vivemos dias difíceis. Mas após passarmos por Mara, Deus sempre nos conduz a Elim, o lugar das fontes de água pura e fresca, onde podemos descansar sob a sombra das palmeiras e desfrutar das bênçãos de Deus (Ex 15.22-27). Confesso que neste momento estamos em Elim. Temos sido muito abençoados. Acabo de ser mãe novamente, concluímos a construção da nossa casa e nosso primeiro DVD acaba de ser lançado. Como Deus é bom!!! E o texto que está em nosso coração é:

Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.” Salmos 44:3

9.O que é Jesus para Você?

Jesus é “a causa de eu não ser consumida”. É a personificação do amor e da misericórdia de Deus. Por isso, a Ele eu dedico toda a minha vida, com tudo o que tenho e sou, na esperança de que de alguma forma eu posso honrá-lo e adorá-lo.

10. Como você tem visto a música gospel atualmente? Se puder cite alguns pontos positivos/negativos.

Não é difícil perceber o crescimento do mercado. Por esses dias mesmo comentávamos como tudo evoluiu nos últimos tempos, as produções que estão cada dia melhores. A coisa se profissionalizou muito, e isso é bom, pois o público está mais seletivo com tanta coisa boa à disposição. Isso só tem a acrescentar. Esse mercado é tracionado por pessoas sinceras, que amam a Deus e que usam a vida e a música como expressão deste amor. Agora, problema existe em qualquer meio. Um ponto negativo? Alguns compositores precisam avaliar se suas canções estão em perfeita harmonia com as verdades bíblicas.

11.O que você pensa sobre a pirataria online?

Acho que você está se referindo aos “downloads”. Com muito respeito às convicções de cada um, acredito que baixando um CD em um site qualquer, sem a devida autorização do dono daquele projeto, a pessoa está se servindo incorretamente de algo que não lhe pertence. Temo pela banalização dessa prática que está se tornando cada dia mais normal, inclusive entre os crentes. Um CD original custa pouco, vendemos nossos CD´s em nosso site por um preço super acessível, menos que o que muitas vezes se gastaria em um “fast food”. Vale a pena valorizar o ministério de alguém e estar aprovado diante de Deus.

12.Quais são seu planos para 2012? Gravação de um 3º CD ?

Por enquanto estamos nos preparando pra divulgar o cd e dvd Ao Rei, já que agora estou dando um tempinho por causa do bebê. Já temos vários eventos marcados pra 2012 e queremos seja um ano muito produtivo. Quem sabe um terceiro cd...de estúdio...

Deixe uma mensagem para o pessoal do Blog!

Um grande abraço a todo o pessoal do blog e obrigada pelo carinho. Que Deus esteja conduzindo seus passos, e que ainda que vc esteja passando por “Mara”, que vc seja aprovado e cresça com tudo o que este momento te proporciona. E que em breve Deus te conduza a “Elim”, onde o Manancial de águas vivas saciará toda a sua sede e te encherá de bênçãos.

---

Rachel Novaes fez participação em 2008 no DVD de comemoração de 30 anos de ministério do Pastor Adhemar de Campo, que juntos cantaram "Ele vem Pra Te Salvar".

Outra Grande Participação Especial que Rachel Novaes fez foi um dueto com Ronaldo Bezerra cantando "Tu Sondas" , músicas bastante cantada por várias igrejas em todo o Brasil. Essa música faz parte do CD/DVD Ronaldo Bezerra Ao Vivo.

Confira Agora o Video da Música "Me Tranformar" do CD "Ao Rei" da Rachel Novaes

@matheuspessanha

News Gospel

Nenhum comentário