Review: CD Princípio - Leonardo Gonçalves

Por Herick Marques Diener
Leonardo Gonçalves já passeou em muitos grupos e corais antes de lançar, em 2002, seu primeiro trabalho solo, 'Poemas e Canções'; nesse disco havia a canção "Getsêmani" , considerada uma das melhores da música gospel e, também, suficiente para tornar o cantor conhecido em todo o Brasil, o que resultou em ótimas vendas para o disco, mesmo sendo o primeiro do artista.
Foram cinco anos de tortura para quem aprovou o trabalho do cantor e ficou à espera de mais um álbum seu. Superando expectativas, em 2007, chega ao mercado 'Viver e Cantar', um disco cheio de novidades e, que deixou mais evidente ainda, a admiração do cantor por um dos maiores intérpretes da música gospel, João Alexandre.


O disco continha 18 faixas, dentre todas, 'Ele Vive' e 'Ele Virà' se destacam. Além da presença da música totalmente em hebraico 'Nachamu, Nachamu', incluída mais tarde no primeiro álbum gospel em língua hebraica lançado no Brasil, 'Avinu Malkenu', que também foi o primeiro álbum do artista pela Sony Music Gospel.
Precedido pelo single 'Novo', o título da canção representava o momento da carreira de Leonardo ao lançar o disco 'Princípio e Fim'. Sucesso no iTunes e, também, ótimas visualizações no Youtube, as canções 'Novo' e 'Sublime' se tornaram memoráveis na carreira do cantor, que com apenas três álbuns - apesar da inovação, excluimos o em hebraico - já se tornara um dos maiores intérpretes da nossa música. Não vou negar que sou um admirador do ministério do cantor, porém, quem conhece seu trabalho sabe que não há necessidade de tentar elevar mais ainda a qualidade dos seus CDs, que de fato, são excelentes em todos os sentidos: produção, repertório, encarte, vocal. Gravado ao vivo no Teatro Bradesco, em São Paulo, o CD 'Princípio' conseguiu trazer a qualidade dos estúdios para o palco, e junto da plateia, que não deixou passar um sucesso sem aplaudir loucamente... Produção impecável, um repertório que não poderia ter substituído e uma voz que não precisa de muitos comentários...
                               
'Sublime' abre o CD de forma calma e vai ganhando mais impulso no seu decorrer. Incrível como a voz de Leonardo ficou ainda melhor ao vivo. Uma parte que merece destaque é quando o público começa a entoar o trecho 'Jerusalém... Jerusalém...' com a música na ponta da língua! Lembrando que o vídeo da música foi liberado no canal do cantor no Vevo e virou um sucesso nas redes sociais, totalizando muitas visualizações.


Com uma introdução notável, 'Bondade',traz uma letra bem forte e, é a faixa seguinte, na qual mais uma vez os instrumentos se sobressaem, casando muito bem com a voz do cantor.
'Fé' é a terceira faixa e a primeira inédita do disco. Com uma letra que não tem como não se emocionar, é como se Deus nos falasse que confia em nós, ainda quando a gente não esperar nada de nós mesmos. Uma das melhores da carreira do cantor, sem dúvidas.
                            
O álbum demorou mais de um ano para chegar aos ouvidos do público e agora que chegou, a música 'Verdade' já é conhecida de todos, pois faz parte do CD 'Criador do Mundo', de Daniela Araújo, cantora e também esposa de Leonardo; Daniela Araújo participa da faixa e dispensa comentários. Também não necessito falar muito dos arranjos perfeitos. Aaaah, quase ia me esquecendo... haha... Leornardo interpretou a música muito bem!


A faixa 'Mente e Coração' é precedida por uma pequena faixa na qual Léo explica o sentido da palavra 'Dualidade', tema que a canção também apresenta. No decorrer da canção, o cantor vai brincando com sua voz, junto com os instrumentos.
                         
Uma das faixas mais esperadas por quem foi na gravação e, também, para quem estava louco para ouvir e comprar o CD, é sem dúvidas, 'Getsêmani'... E... putz! Sem muitas palavras... Ela superou e ficou mais perfeita ainda que a faixa original do primeiro CD do cantor. O coral arrebentou! Facilmente, a nova versão da música fará com que ela volte a bombar nas igrejas.


E depois de uma faixa sobre a crucificação de Jesus, nada como uma sobre sua ressurreição, e o sucesso 'Ele Vive' cumpre esse papel majestosamente. A interpretação do cantor, sem dúvidas, nos emociona, somado ainda com a ótima letra da canção, não dá para não chorar, né?
                               
Quando a plateia percebeu que o cantor entoava a canção 'Novo', o acompanhou em uma só voz, em um de seus maiores sucessos, que foi repaginado e está pronto para voltar a fazer sucesso nas rádios.
Fechamos o CD com a faixa 'Princípio e Fim', na qual Léo divide a voz novamente com sua esposa, Daniela Araújo. Essa é mais uma faixa que não tem como não se emocionar, pois estamos cantando sobre a maior promessa que Jesus deu para a sua igreja! Terminando com chave de ouro....


Mas também, deixo aqui minha indignação sobre a faixa bônus 'Eu Me Rendo', no iTunes, que não veio na versão física do álbum! A música que já é perfeita, ficou muito boa na voz do cantor e merecia fazer parte do projeto!


Esse é, sem dúvidas, um dos melhores projetos ao vivo lançado na música gospel até hoje! Valeu o tempo da espera e, sem dúvidas também, esse será mais um dos sucessos da carreira do cantor, que reuniu suas melhores músicas num projeto muito bem produzido e de qualidade impecável!


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
12 Comentários

12 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
11 de novembro de 2014 00:00 ×

-Demorou pra lançar, baixei e achei legal

Responder
avatar
Anônimo
admin
11 de novembro de 2014 00:15 ×

Um dos melhores cantores que temos na musica gospel do brasil <>

Responder
avatar
Anônimo
admin
11 de novembro de 2014 00:33 ×

Melhor cd... amo muiito... top...

Responder
avatar
Anônimo
admin
11 de novembro de 2014 12:04 ×

Gostei muito

Responder
avatar
Anônimo
admin
12 de novembro de 2014 00:01 ×

Gostei.

Faz da Eyshila. O novo cd Deus n controle :)

Responder
avatar
Anônimo
admin
12 de novembro de 2014 22:44 ×

Esse CD é bom. Mas ainda fico com o Tu Reinas e o Criador do Mundo como melhores do ano.

Responder
avatar
Anônimo
admin
12 de novembro de 2014 23:42 ×

Faz da Josiane.. Esperança

Responder
avatar
Anônimo
admin
14 de novembro de 2014 10:51 ×

Faz o "Deus no controle" da Eyshila.

Responder
avatar
Anônimo
admin
14 de novembro de 2014 14:30 ×

Tbm senti falta de 'Eu me rendo'... essa musica e perfeita

Responder
avatar
Anônimo
admin
14 de novembro de 2014 16:03 ×

kade a analise da Lydia Moises????

Responder
avatar
Anônimo
admin
25 de novembro de 2014 11:40 ×

O cara canta muito,as música são muito boas,mas parece que ele só se apresenta..Sem unção.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }