Review: Da Eternidade - Fernanda Brum

Por Herick Marques Diener
Um nome conhecido tanto no meio gospel quanto no secular... Fernanda Brum fez bem em deixar a carreira de modelo para se dedicar à música evangélica. Em seus 22 anos de carreira a cantora construiu uma história na música gospel que vai ser difícil de apagar. Ainda na década de 90, consagrou sucessos nas rádios e igrejas como ‘A Tua Glória’, ‘Meu Bem Maior’, ‘Tudo Pra Mim’, ‘Sonhos’ e também com ótimas canções românticas como ‘Amar Você’ ou ‘O Que Diz Meu Coração’. 

Em 2002 lançou uma grande obra prima da música gospel... ‘Quebrantado Coração’ é um álbum recheado de sucessos, além de ser muito bem produzido! O CD vendeu em torno de 300 mil exemplares, graças ao reconhecimento de canções como ‘Amo o Senhor’, ‘Quebrantado Coração’, ‘Espirito Santo’ e ‘Você Merece’. Até nos dias de hoje esse é um disco muito bom de se ouvir, sendo lançado na época de ouro da gravadora MK Music! Bons tempos...
Mas o ápice de sua carreira foi de fato em 2004, com o lançamento do seu primeiro álbum ao vivo, Apenas Um Toque, que apesar da péssima qualidade do áudio, o disco foi um sucesso nas igrejas com músicas que são cantadas até os dias de hoje como ‘Nuvem de Glória’, ‘Dá-me Filhos’ e ‘Apenas Um Toque’. Com uma venda altíssima, Fernanda foi consagrada de vez uma das maiores vozes da música gospel. 
Ao longo dos anos o público foi presenteado com CDs bem diversificados da cantora, tratando de vários assuntos como missões, cura emocional e libertação, assim como também trazendo um som diferente em 2010 com o CD Glória, que trouxe ritmos do Brasil, e fez Fernanda dar o que falar no meio secular através de jornais e etc. com a música ‘Pavão Pavãozinho’. 
Cercado de muita expectativa após um longo espaço de tempo entre seu último disco de inéditas, chega às lojas de todo o Brasil seu novo álbum, ‘Da Eternidade’, gravado ao vivo na igreja a qual a cantora e seu marido, Emerson pinheiro, que produziu o álbum, são pastores (IBC na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). 

É notório uma certa diferença na voz na cantora, mas convenhamos que o tempo chega para todo mundo (menos para a Cristina Mel), e que gravar várias canções ao vivo não é fácil! Um outro detalhe que causou polemica foi a capa do trabalho, desenvolvida pela Quartel Design, foi muito criticada (por alguns ignorantes) quanto a ser inserido o símbolo do infinito, causando até mesmo um certo comentário de que a capa seria trocada, mas graças a Deus não foi! O primeiro single de trabalho foi ‘Suas Digitais’, que tem uma letra linda, porém acho que não ficou muito boa para ocupar esse cargo, uma vez que tem canções melhores no CD.

Quando coloquei o CD para tocar pensei que estava ouvindo um álbum do 'Planetshakers' ou 'Hillsong United'. Que introdução perfeita é essa? Emerson começou fazendo um ótimo trabalho! 'Efésios' cumpre muito bem o papel de abrir o disco, e deixa bem claro porque Fernanda foi eleita embaixadora da Missões Portas Abertas. Uma letra muito profética, e uma produção maravilhosa. O refrão 'Roma, Babilônia/O Rei está voltando/O sangue dos justos ainda está clamando' não vai sair da sua cabeça nem tão cedo...
Em seguida vem 'Som do Meu Amado', que não apresenta nenhuma novidade em sua letra, assim como também na produção, que apesar de boa, não tem tanto novidade. Mas de qualquer forma é bom ver Fernanda voltando a cantar mais músicas desse estilo. Provavelmente só está no início do álbum por ser bem animada, e com uma pegada mais rock.

Outra introdução maravilhosa... a faixa título 'Da Eternidade' além de uma ótima letra que promete fazer sucesso nas rádios e igrejas, também tem melodia e produção do jeito que uma canção precisa para fazer sucesso. Mas agora... porque a faixa título não foi a primeira faixa de trabalho? Ela sem dúvidas é perfeita para ocupar esse papel, e promete ser uma das faixas com bastante reconhecimento do disco.


Dentre todas as faixas do álbum, 'Troféu' tem um grande destaque devido a sua letra linda, e ainda por cima ser fácil de cantar, ou seja, uma ótima aposta para quem gosta de cantar na igreja. Na faixa Fernanda declara que a salvação é o maior prêmio que podemos receber. Vale a pena ouvir!
                                   
Tá, Ok! 'Suas Digitais' tem uma letra realmente bonita, até porque é uma composição do maior compositor da música gospel nos últimos anos, Anderson Freire. Porém tanto a produção quanto a melodia, não são tão dignas assim de serem a faixa de trabalho que mostra o que podemos esperar do CD, pois tem músicas bem melhores e que cumpririam esse papel muito bem! Mas de qualquer forma, é uma música bonita e faria falta no disco....

Em 'Oferta de Amor' temos a voz de Fernanda Brum o mais perto possível do que estamos acostumados a ouvir (risos). Uma letra mais uma vez ótima (Só pelas letras muito bem escritas já valeria a pena comprar esse CD!). A participação de André Leono (Quem?) não ficou a desejar, mas poderia ser o Anderson Freire né? (Risos).

Desde que o preview foi lançado eu tenho uma quedinha por essa música... 'Deus Está Me Construindo' é linda demais! Poderia ser um dos singles. Tem uma pequena pitada de pentecostal, sendo fácil de imagina-la sendo cantada por Bruna Karla ou mesmo Shirley Kaiser (Só dá umas mudadas no tom! rs).
Adoração total... essa é boa para quem ministra na igreja! 'Santo' pode ter até um tema manjado, mas é uma das faixas que mais se destacam no CD. Produção, melodia, letra... tudo pronto para uma canção que pode ser muito executada por aí nas igrejas, rádios e etc. A canção vai ficando mais forte em seu decorrer. Fernanda... faça mais músicas assim ok?
                           
Bom... a regravação de 'O Que Tua Glória Fez Comigo?' não ficou lá das melhores... ainda prefiro ouvir (e cantar) a versão da Elaine de Jesus feat. Suelen de Jesus, mas essa música é linda, e isso é um fato consumado.

Nessa altura do CD estava esperando uma música animada, mas 'Pai dos Órfãos' pode ser posta no início, meio ou final que tanto faz, é muito boa! Se você não pretende comprar esse CD, ao menos procure ouvir essa música. Tem um estilo e letra que alguns vão curtir e ouvi-la várias vezes, mas que outros vão sempre pular a faixa. A voz da cantora não está lá tão boa assim, principalmente na parte da ministração. Mas de qualquer forma, é uma boa canção.
'Em Tua Presença' não é um grande destaque do CD, e fica a cargo dela a canção que não faria falta no álbum.
               
Uma faixa que caberia muito bem no repertório do CD Profetizando as Nações de 2006, 'Alguém Vai me Ouvir' cita vários lugares no qual devemos orar pelas pessoas que são perseguidas, sofrem e etc, que habitam nesses locais. Essa faixa foi a primeira apresentada no preview e que todos estranharam a voz da cantora, mas o fato é que a faixa está já no final do CD, e agora você ouve e já se acostumou (risos).

E agora temos uma faixa animada né? Não! ‘Faz Brilhar/Bilha Jesus’ fecha o álbum no mesmo estilo de adoração que o CD vem mantendo desde a terceira ou quarta canção. É bonita, e não poderia ser trocada por outra faixa... deixa ela aqui mesmo (risos). 
                                
Podemos dizer que Fernanda Brum tem em suas mãos o passaporte para fazer sucesso nas igrejas com ótimas canções congregacionais, e um prato cheio de canções com potencial para sucesso na rádio. E apesar disso dar a impressão de que o disco foi feito pensando apenas em vendas e etc., quem ouve pode sentir o clima espiritual e profético do dia da gravação. O álbum é bem equilibrado em todos os sentidos, trazendo um pouco da nova Fernanda com algumas letras poéticas, e resgatando um pouco da Fernanda antiga com canções proféticas e congregacionais. De fato, a cantora conseguiu superar seu álbum anterior, e surpreender o público com um belíssimo CD.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
37 Comentários

37 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
29 de janeiro de 2015 22:49 ×

CD CHATO!
Feito totalmente pra vender, clichê e previsível.
Chamem a Daniela Araújo.
Quem sabe ela consegue ajudar a Fernanda a voltar a nos presentear com discos bem produzidos e sem modinhas.
DA FLOPIEDADE! Não vai vender nem 100 mil

Responder
avatar
Anônimo
admin
29 de janeiro de 2015 23:00 ×

Seu recalque de danislover bate a volta nos milhões de discos da Fernanda!

Responder
avatar
Vinicius X
admin
30 de janeiro de 2015 00:01 ×

Ridiculo, falar deste jeito de um CD maravilhoso, tá achando feio, sobe lá e canta melhor palhaço

Responder
avatar
30 de janeiro de 2015 10:06 ×

o cd da fernanda me surpreendeu, muitos dizem. - ela devia regravar em estudio. que nada. cd é ao vivo de verdade. claro que deveria cuidar um pouco mais da voz, na hora da gravação.
comprei o meu no site profetizando as nações e ganhei um autografo.

Responder
avatar
Anônimo
admin
30 de janeiro de 2015 10:07 ×

notório uma certa diferença na voz na cantora, mas convenhamos que o tempo chega para todo mundo (menos para a Cristina Mel).kkkkkkkkkkkkkk....Eu não li isso,rs,mas enfim,Brum lançou um dos seus melhores discos e já tem recalcados se manifestando,kkkkkkk..

Responder
avatar
Anônimo
admin
30 de janeiro de 2015 10:43 ×

Só fã vai comprar essa péssima amostra que esbanja clichê do começo ao fim..

Responder
avatar
Anônimo
admin
30 de janeiro de 2015 15:03 ×

Esse Cd é otimo com certeza vai vender muito, pelo menos umas 200 mil e vai ser no minimo indicado e com grandes chances de vencer o Grammy Latino

Responder
avatar
JonathanVEVO
admin
30 de janeiro de 2015 15:52 ×

aaaa canção trofeu é PLAGIO purin da nusica da DANARES - I MAIOR TROFEL, aiai tudo bem a musica édiferente, mas é beeeeeeeem parecida.

Responder
avatar
Anônimo
admin
30 de janeiro de 2015 19:30 ×

Henrick a música "Santo" também é regravação!Do Juliano Son e do Diante do Trono!

Responder
avatar
30 de janeiro de 2015 19:40 ×

Olha... é verdade! haha nem tinha me ligado. Vou ouvir as outras versões com falam. Mas gostei dessa música

Responder
avatar
30 de janeiro de 2015 19:47 ×

Aluizio: Que top... Não sabia que vinha autografado comprando por aí!

Jonathan: Pensei a mesma coisa Hahaha Mas não é igual em melodia, só o sentido mesmo da letra... a mensagem.

Anônimo: Também acho que será indicado ao Grammy... Ja ta na hora ne? haha Não é indicada desde o Cura - Me.

Responder
avatar
Anderson
admin
31 de janeiro de 2015 02:07 ×

Realmente o tempo para a CRISTINA MEL não passa. Ela sempre com uma voz jovem e muito bonita. Sem falar que canta muuuuuuuuito!

Responder
avatar
David franklis
admin
31 de janeiro de 2015 08:07 ×

Louco p comprar,gosto da Fernanda,isto é verdade mel mantem sua,Voz intacta durante anos,alcança tons incríveis do começo da carreira mantendo a voz jovem ao passar dos anos,Bato palmas com louvor p ela!!

Responder
avatar
bruna
admin
31 de janeiro de 2015 09:05 ×

Gosto da Fernanda, mais preciso concordar a Cristina Mel tem uma das vozes mais belas do Brasil (pra mim a melhor), enfim a mel já tem 25 anos de carreira e continua com a mesma voz de sempre! Amo vc mel!

Responder
avatar
Anônimo
admin
31 de janeiro de 2015 10:50 ×

Como foi um fã que fez a analise do CD, nem vou comentar nada sobre esse projeto horroroso da Brum; esse blog e o Gospel Channel são completamente imparciais com as divas Fernanda e Aline). O que salvou realmente foi a arte.

Responder
avatar
Anônimo
admin
31 de janeiro de 2015 11:17 ×

Primeira vez que vejo alguém elogiando esses CD, pq tá péssimo. Pode lançar o próximo pastora.

Responder
avatar
31 de janeiro de 2015 11:40 ×

Anderson, David e Bruna: a Cristina mel canta o mesmo que em estúdio ao vivo com uma facilidade de deixar a gente assustado Kkk

Anônimos: Na verdade não sou fã da Fernanda não... Mas usei nessa análise o critério de se as canções poderiam ser executadas nas igrejas, letras, produção... e nesses quesitos o CD está ótimo. A capa ta top mesmo! Kkk por mim a Quartel fazia os encartes de todo mundo Kk

Responder
avatar
Anônimo
admin
31 de janeiro de 2015 23:12 ×

Um CD belíssimo desse? Sem duvidas, que vai ser Disco de Diamante e ganhar o Grammy Latino 2015! Sucesso Totaaaal

Responder
avatar
Anônimo
admin
31 de janeiro de 2015 23:57 ×

Grammy Latino Melhor Álbum de Música Cristã em Lingua Portuguesa 2015: Da Eternidade - Fernanda Brum

Responder
avatar
Carla
admin
1 de fevereiro de 2015 02:53 ×

Da Eternidade?! Põe eternidade nisso, por que foi uma eternidade ter que ouvir esse CD todo. Desde 'Ritmo e poesia' e 'Tempo de excelência' que não ouvia algo tao ruim, ao invés de da eternidade poderia chamar o CD de 'da terra' ou 'do mundo' pq foi isso que ele se tornou uma coisa clichê e chata longe dos cd's que a Pastora e o ministério fez nos projetos anteriores. Vai ser difícil manter as altas vendagens dessa vez, não passa de platina outra vez, o Grammy esqueçam pq não virá dessa vez (Yve não vai gastar tanto com a Brum, fora que o CD é muito ruim).

Responder
avatar
Anônimo
admin
2 de fevereiro de 2015 00:15 ×

E bota divergentes nisso! Esse é o melhor CD da carreira dela desde de Quebrantado Coração,tem canções ótimas é de certo vender 300 mil, ganhar Disco de Diamante e com certeza vai vencer o Grammy Latino!!

Responder
avatar
Anônimo
admin
2 de fevereiro de 2015 03:06 ×

Herick não sei o que está acontecendo com esses cristãos!A unção tem que ser acima da técnica!E este CD é perfeito!E ah,a música "O Que a Tua Glória fez Comigo" é do Voz de Muitas Águas,a Elaine só regravou também!

Responder
avatar
2 de fevereiro de 2015 11:04 ×

Isso é inegável, Kkk tenho ate medo de falar da Unçao dos outros, mas na Fernanda é perceptível!

Das tres versões, gosto mesmo da Elaine haha Melhor de se cantar!

Responder
avatar
Anônimo
admin
2 de fevereiro de 2015 13:42 ×

Da flopernidade

Responder
avatar
Anônimo
admin
2 de fevereiro de 2015 19:19 ×

Vai vender horrroreeessss

Responder
avatar
Grazianne Lima
admin
2 de fevereiro de 2015 20:43 ×

Nossa, nem sei o que dizer...
Produção musical: péssima
Arranjo vocal: ruim
Voz da Cantora: péssima
Repertório: razoável (tem canções boas)
Projeto gráfico: excelente
Entre os prós e contras acho difícil esse cd emplacar.

Responder
avatar
Anônimo
admin
2 de fevereiro de 2015 21:37 ×

melhor cd da pastora

Responder
avatar
Rhuan
admin
3 de fevereiro de 2015 05:41 ×

Os haters sempre tentando diminuir kkkk , eu só leio e rio desses comentários horrorosos.

Responder
avatar
5 de fevereiro de 2015 21:06 ×

Esse povo nao sabe de nada, ficam ae falandl mal dessa obra linda.......... cd ta top top ........

Responder
avatar
5 de fevereiro de 2015 23:07 ×

Tudo muito controverso meu amigo haha

Responder
avatar
lidia brum
admin
6 de fevereiro de 2015 14:16 ×

ela é minha best cantora... ela é d+!!
tenho tudo dela :)
menos ela :( kkkk
supero
amei a analise

Responder
avatar
6 de fevereiro de 2015 16:11 ×

hahahahahahahahaha
Fico Feliz!!

Responder
avatar
Iago
admin
7 de fevereiro de 2015 19:44 ×

Esse CD tá muito ruim, chato e previsível. A Brum quis se prender a fórmulas (juntou tudo que deu certo nos outros CD's) e saiu esse projeto.Parte do público aprovou mas nem se compara com os anteriores. Cd feito as coxas e com o intuito único de ser comercial. De eternidade esse passou longe.

Responder
avatar
13 de fevereiro de 2015 13:40 ×

Enfim... O CD esta bom, não pela produção musical... Instrumental... Mas, pelas letras fáceis e pelo nnão apelativo de músicas de auto-ajuda.
Dois CDs que ouço muito no momento é o da Fernanda e da Eyshila.

Responder
avatar
10 de novembro de 2015 01:43 ×

Pelo jeito vc errou... 😊

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }