Review: CD Eternamente - Cassiane

Por Herick Marques Diener 

Nos últimos 9 anos, uma das maiores cantoras da música gospel viveu um período de grande instabilidade em sua carreira, tendo que enfrentar um processo na justiça contra sua gravadora, lançando um disco que prometia muito, porém teve que ser retirado das lojas por ordem judicial, teve que cumprir contrato com um álbum que nunca foi lançado, e lançou dois discos inéditos que dividiram opiniões.
Este ano, depois de quase quatro anos sem nenhum disco inteiramente inédito, a cantora surpreendeu a todos assinando contrato com a gravadora que gerou todo o processo na justiça, mas que também, querendo ou não, foi responsável pelos melhores momentos e álbuns de sua genial carreira.
Cassiane teve um longo tempo para fazer um disco surpreendente, com o qual sua carreira voltasse aos tempos de glória que viveu com álbuns como 'Com Muito Louvor', 'Recompensa' ou 'A Cura', e tenho certeza que uma boa parte das pessoas que acompanhavam sua carreira nessa época, ao ouvirem o novo CD, vão gostar ou dele todo ou, ao menos, de algumas músicas do trabalho.

'Eternamente' chega às lojas de todo o Brasil trazendo 14 faixas totalmente produzidas por Jairinho Manhãs, esposo da cantora, e traz composições de grandes nomes que já escreveram para ela, como Rogério Júnior (Tremendo e Santo e Abraço do Noivo), Anderson Freire (Mergulhe e Todo Poderoso) ou mesmo Tony Ricardo (Ao Som Dos Louvores e Escolhido).
Em certos momentos, a produção do álbum me lembrou muito a do disco 'A Cura', de 2003, grande trabalho que revolucionou a carreira da cantora mostrando uma veia mais pop, com arranjos, letras e backing vocal de primeira qualidade.

O projeto gráfico do álbum ficou bem simples, pois o título do trabalho não trouxe muitas opções para um encarte, mas apesar disso, as fotos ficaram boas, e o projeto ficou legal até.

O preview do disco foi divulgado bem antes e gerou várias críticas negativas. Ouvindo o álbum agora eu constato que, sinceramente, é melhor a gravadora não divulgar mais nada, porque só inserem no vídeo partes da música que não chamam muita atenção ou ficam desconectadas da canção toda.

Vamos falar mais sobre cada canção do disco. Preparados!?
01. Minha Essência | A música que abre o álbum é justamente a que tem representado o trabalho nas rádios como o single de divulgação do projeto. Ela traz o estilo de canção que ganhou os conjuntos e congressos das igrejas no início dessa década, trazendo uma mensagem de fidelidade a Deus e não conformismo com o que o mundo oferece.
'Minha essência vem de Deus, não vou me corromper, não vou negociar, minha comunhão com o Rei. Vou me manter de pé, não abro mão da unção, servindo até o fim, guardando minha fé'.
Escrita por Tony Ricardo, a faixa iria intitular o álbum, mas foi substituída. Produção equilibrada, trazendo o que era necessário e resultando numa das melhores canções de todo o CD.

02. Eternamente | Encontramos na faixa que intitula o disco (se eu não estiver muito enganado) a primeira versão internacional em um álbum da cantora. A música composta e cantada originalmente por Marcos Brunet é conhecida por 'Todo lo que hay en mi te adora', sendo uma ótima música de adoração a Deus em língua espanhola. Na versão da cantora, a música trouxe uma produção mais forte com menos clima de ministração, clima este que faixa original contém, pois foi gravada ao vivo.
'E tudo o que há em mim te adora, amado meu. Quero ministrar em tudo presença, eternamente'.
A faixa ficou realmente muito bonita, tanto a letra, como, também, a produção, mas a parte do 'Hosana nas alturas e glória em toda terra' ficou meio desconectada do resto da canção, dando a impressão que nem fazia parte. Mas mesmo assim, a música ainda é um destaque.
Ah, e obrigado, Jairinho, por deixar sair de novo o bom produtor que estava guardado dentro de você!

03. Submisso | Com essa orquestra no início da canção, achei que viria uma música com coral e produção bem elaborados semelhante a 'Santo' de Lauriete, ou mesmo 'Eis-me Aqui' da própria Cassiane, mas logo o clima muda, dando lugar para uma música mais leve, que fala sobre submissão a Deus e confiança quanto ao seu tempo e querer.
'Submisso ao tempo de Deus, submisso à vontade de Deus. Abro mão de mim diante do altar, minha ansiedade vou renunciar'.
O compositor da faixa, Jonathas Santos, já escreveu músicas para Danielle Cristina, Shirley Kaiser, Lauriete e outros e vem crescendo sua participação nos álbuns das cantoras pentecostais,sendo a primeira música sua na voz da cantora, compondo em parceria com Bruna Dezid. Música bacana, porém inferior comparada as duas primeiras.

04. A Oferta Sou Eu | Mantendo o clima das outras músicas do álbum, nas quais abordam temas sobre depender, esperar e adorar somente a Deus, essa faixa aqui é sobre lhe entregar tudo que temos e o adorar sem pedir nada em troca.
'Eu só vim ficar em Tua presença, eu só vim me entregar em Tua presença, eu só vim Te adorar, e me prosto humildemente no chão. Eu só quero Te adorar no santo dos santos, amado meu'.
Produção mais uma vez bem feita, e a música, composta por Tony Ricardo, um exemplo de canção de adoração a Deus de qualidade. Nessa faixa, principalmente, me veio grandes semelhanças com algumas canções do álbum 'A Cura', tanto na letra como na produção.
05. A Carta | Anderson Freire teve suas primeiras composições ouvidas por Cassiane, que começou a mostrá-las para outros cantores, foi assim que Shirley Kaiser, em 2006, gravou duas faixas do cantor no seu CD ‘Tempo de Vencer’. Mas o reconhecimento mesmo só veio quando Cassiane incluiu várias faixas do autor no álbum ‘Faça Diferença’, e de lá saiu sucessos, como ‘Mergulhe’ e o memorável ‘Todo Poderoso’. Depois disso não se ouviu mais nenhuma música do compositor na voz da cantora (em um disco físico, no caso, porque ‘Rei dos reis’ e outras foram parar no disco que foi vetado pela MK Music). Essa faixa aqui trouxe de volta essa parceria que todo mundo ficou com saudade. Sua letra nos fala que nossa vida é importante para Deus, e todo nossa história foi escrita com as gotas de sangue de Jesus, pois somos frutos do sacrifício que um dia houve na cruz para nos libertar.
“Tua vida é uma carta, que Deus está lendo para o mundo ouvir, com letras de sangue escrita "eu te remi". Quando o pecado quis te concluir, a página virou pra você prosseguir.’
Mais um possível grande sucesso que pode sair do CD direto para as rádios de todo o país.

06. Pra Casa Eu Vou | Que saudade que eu estava de músicas desse tipo. Pensem em canções com refrões rápidos e letras que nos lembram de como vale a pena continuar lutando aqui na terra para um dia, enfim, alcançar o céu...
'Oh aleluia, ninguém vai roubar minha coroa, eu sei que estou chorando minhas últimas lágrimas. Rompendo o infinito com glória aí vem meu Senhor, pra casa eu vou'.
Escrita por um dos melhores compositores sobre arrebatamento que temos na música pentecostal, Rogério Júnior já disse que essa era sua música preferida e, enfim, ele liberou para um cantor gravar, sendo logo Cassiane, que já interpretou boas letras suas como 'Abraço do Noivo' e 'Tremendo e Santo'. Sem dúvidas, uma grande aposta de sucesso para as igrejas e boa dica para sequência de divulgação do álbum nas rádios. Eu não consigo parar de ouvir de jeito nenhum!
'Se o inferno não se cansa de ir contra a igreja, a igreja não se cansa de lutar!'.

07. A Muralha | Quem dirige conjuntos de adolescentes ou mesmo jovens nas igrejas vai ficar doido com essa música aqui. Escrita por Tony Ricardo, ela é muito boa para interpretar em congressos, com boas divisão de vozes e instrumentistas arrebentando.
‘Cairá, a muralha cairá, sobre pedras ficará. Não se canse de louvar, a muralha cairá, a muralha cairá, a muralha cairá. Sobre pedras ficará quando você adorar’.
A canção pode ter sido feita com esse propósito, de chegar aos congressos e deve atingir realmente seu objetivo.

08. Tempo e Sacrifício | Introdução bem bacana dessa música, que tem uma letra muito boa também. Fala sobre o tempo que Jesus teve de esperar antes de se batizar e, assim, enfim, começar a operar seus milagres e o sacrifício na cruz por nós.
'Não foi lá na cruz que Ele se entregou, no calvário foi que Ele consumou. Tudo começou quando a glória Ele deixou'.
Tinha que ser composição do Anderson Freire, né!?
09. Gigantes | Mais uma canção em que a produção me chamou bastante atenção. A faixa fala sobre a oposição que está sempre nos confrontando, mas que somos capacitados por Deus, então temos certeza da vitória. Não foi uma das canções que mais se destacam, porém a produção ficou bacana.

10. Meu Ar | Bem calma e em clima de adoração, essa música enaltece a Deus e ressalta seu grande amor por nós. Ao decorrer ela vai ganhando mais força em sua produção. Mais uma canção do Tony Ricardo.

11. Vai Dando Glória | Eeeita, gente, ela finalmente voltou! Quem estava com saudades dos verdadeiros corinhos de fogo que a cantora costumava incluir em todos os seus CDs? Apesar de que nos seus últimos trabalhos haviam canções do estilo, essa aqui foi a que mais chegou perto de corinhos bons, como ‘Aqui Tem Glória’, ‘O Segredo da Vitória ’ ou ‘Vai Abalar, Vai Sacudir’, que ganharam as igrejas pentecostais na década passada.
‘Glorifique agora ao dono da glória, receba vitória, poder e unção. Tome posse agora da tua vitória, é pra você, irmão! Glorifique agora, chegou bem na hora, o Varão de glória presente está. Pra você receber esta glória que desce, é só glorificar’.
Pra quem gosta desse estilo de música é um prato cheio,e vai agradar muito quem estava esperando a antiga Cassiane voltar.

12. Sangue do Cordeiro | Essa foi uma das músicas que me chamou muito atenção no preview liberado para anteceder o álbum. Composta por Junior Maciel e Josias Teixeira, a canção fala sobre sermos escolhidos e separados para lutar contra o inferno enquanto marchamos para o dia em que finalmente estaremos no céu.
‘Eu fui lavado com o sangue do Cordeiro, fui recrutado pelo exército da salvação. Estou marchando rumo à vitória, estou marchando com os salvos para glória’.
Mais uma faixa que pode repercutir bastante, sendo executada por quem gosta de cantar na igreja ou mesmo para os conjuntos.

13. Mostra-me Tua Glória | É tradicional uma música da Vânia Santos nos álbuns da cantora, né? No início a canção parece não trazer nada de novo e ser de fato uma das faixas mais dispensáveis no disco, mas quando chega o refrão, ela fica bem melhor, principalmente porque a produção mais uma vez ficou muito boa. O backing também deu um show!

14. Tome posse | Fechando o disco com mais uma composição de Tony Ricardo, essa faixa me lembrou as músicas dos dois últimos álbuns da cantora que não eram, necessariamente, ruins, mas não traziam muitas coisas novas; e ainda se baseia na mensagem de profetizar milagres e vitórias. Mas tudo bem, né? Já que nas demais canções do CD ouvimos músicas de adoração, fidelidade, dependência e confiança em Deus. Literalmente, essa é uma das faixas que poderia ter ficado de fora do álbum. Nada de fechar com chave de ouro.
Esse álbum, sem dúvidas, veio para matar a saudade da Cassiane que todo mundo estava esperando voltar a algum tempo. Dessa vez ela não trouxe nada de novo como sempre trazia em seus discos da época de ouro, mas voltou a gravar o tipo de música que todo mundo esperava ouvir de sua parte.
E destaco, também, a produção do Jairinho, que lembrou bastante a de outros álbuns muito bem feitos por ele no passado. A presença bem marcante de violinos nas canções também se destaca, até porque foram gravadas em Saint Petersburg, na Rússia.

'Pra casa eu vou', 'Minha essência', 'A carta' e 'A oferta sou eu', com certeza, vão obter seus devidos reconhecimentos tanto nas igrejas, como também nas rádios.

Acredito que a gravadora MK Music tem tudo que precisa para fazer com que essa nova parceria com a cantora venha ressuscitar os bons tempos de outrora. Investindo em boas músicas de trabalho e lançando clipes coerentes e bem produzidos para as canções.

Ao meu ver, a cantora conseguiu suprir, enfim, as expectativas que cercavam todo o projeto. E você, já ouviu o CD? Deixe sua opinião nos comentários!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
23 Comentários

23 comentários

Clique aqui para comentários
18 de novembro de 2015 11:56 ×

Achei a tiragem muito baixa, ate a mk acha que vai flopar rs AA15000 ??

Responder
avatar
Anônimo
admin
18 de novembro de 2015 19:15 ×

Vai flopar feio!

Responder
avatar
Unknown
admin
18 de novembro de 2015 19:28 ×

Sou fã da Cassi mas não esperava muito do CD cinceramente...quando comecei ouvi ...meu Deus! Perfeito! Não tem nenhuma música que eu não tenha gostado.... Já sinto cheiro de Diamante no ar...

Responder
avatar
Anônimo
admin
18 de novembro de 2015 19:51 ×

Sinceramente esse cd esta maravilhoso embora não sou fanatico amei viu estava com saudade de músicas assim parabéns

Responder
avatar
luan moreira
admin
18 de novembro de 2015 21:39 ×

Espere Veras ....este CD é susseso!

Responder
avatar
Anônimo
admin
19 de novembro de 2015 01:25 ×

Esse CD ficou pior que o Viva e ASDL

Responder
avatar
19 de novembro de 2015 12:53 ×

A tiragem e muito baixa mesmo
Mais Cassiane vai arrebentar em venda.
Adorei o CD ta muito bom.
Gloria a Deus

Responder
avatar
19 de novembro de 2015 13:46 ×

É bom ver um servo de Deus se reerguendo. Postei um vídeo de música autoral gospel recentemente no meu canal #SoberanaVocação Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=zDOD2ZGdeNg

Responder
avatar
19 de novembro de 2015 16:42 ×

No andar da carruagem (tiragens) ela vai ter que ralar pra conseguir um disco de ouro kkkk! Com tiragem inicial de AA 15.000 cópias vai ser um grande dilema!

Responder
avatar
Anônimo
admin
19 de novembro de 2015 18:07 ×

o cd esta maravilhoso muito muito lindo, cassiane parabéns

Responder
avatar
Julio
admin
20 de novembro de 2015 01:11 ×

Gostei da sua análise, bem condizente com a realidade desse CD, realmente Eternamente é a primeira versão que Cassiane grava, eu amei esse louvor, na segunda parte Cassiane canta bem acima do que costuma cantar nos seus louvores, e só corrigindo não é a primeira vez que Cassiane grava Jonathas e Bruna, ela gravou uma música deles em 2012 no CD/DVD Um Espetáculo de Adoração (Na Orla do Teu Manto), e nesse novo CD além de Submisso, tem o louvor Gigantes, e a Oferta Sou Eu que louvor lindo e concordo que A Muralha deve fazer sucesso nos grupos de louvor, e com certeza pelo retorno do público Pra Casa Eu Vou deve ser a próxima música de trabalho. Confesso que esperava mais, Faça Diferença é bem melhor que o Eternamente, mas a diferença que é esse CD novo mostra um Jairinho e Cassiane bem mais maduros, experientes, uma produção bem enxuta, coerente e de qualidade. As pessoas dizendo que flopou por causa da tiragem de AA 15000, quem hoje sai com tiragem maior que 30 mil ainda mais gospel. O Playback acabou no próprio site da MK, todo mundo reclamando que não encontra o CD pra comprar, onde foram parar então essas 15000 cópias??? Apesar de terem algumas canções que estão só para tapar brecha no repertório, quem quer um CD de qualidade e que não é agressivo aos ouvidos pode comprar, alugar, baixar, o Eternamente

Responder
avatar
luan moreira
admin
20 de novembro de 2015 02:44 ×

Sinceramente ...o CD e bom me emocionei me senti alegre senti um contato com Deus! ....mesmo q vendesse só 1 copia não importa eu senti a gloriosa presença de Deus e isso não tem preço!

Responder
avatar
LUKAS ROCHA
admin
20 de novembro de 2015 13:10 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
LUKAS ROCHA
admin
20 de novembro de 2015 13:12 ×

ESSE CD NÃO SUPEROU OS SUCESSOS NA MK..,MAS SUPEROU OS GRAVADOS NA SONY,,, A PRODUÇÃO ESTÁ BEM MELHOR,,A VOZ DA CASSIANE ESTÁ MAIS FORTE,,ATE GRAVE ELA TA FAZENDO RS,, ESSE CD SE NÃO ALCANÇAR DIAMANTE,,CONCERTEZA ALCANSARÁ PLATINA TRIPLO ,, esta muito lindo..destaco a musica a oferta sou eu e PRA CASA EU VOU <3 LINDA...SUCESSO CASIANE 2016

Responder
avatar
Anônimo
admin
20 de novembro de 2015 13:19 ×

Pra casa eu vou muito boa

Responder
avatar
Anônimo
admin
27 de novembro de 2015 18:03 ×

ALGUMA NOVIDADE SOBRE NOVA TIRAGEM DO CD ?

Responder
avatar
27 de novembro de 2015 19:12 ×

Falaram que já se esgotou, em 10 dias... Essa próxima semana ela já deve está nas lojas!

Responder
avatar
Anônimo
admin
28 de novembro de 2015 11:24 ×

Neste Mês já é ouro, o cd esta vendendo muito esta lindo

Responder
avatar
Anônimo
admin
29 de novembro de 2015 22:46 ×

CD muito lindo!!!
Gostei muito!!!
Mostra a Cassiane que conhecemos.

Responder
avatar
7 de março de 2016 00:45 ×

As pessoas ficam falando q o CD de Cassiane, não vai pra Frente!
Claro que não chegou aos pés de "Cm Muito Louvor, Recompensa, A Cura, Sementes da Fé e Faça a Diferença", na qual foi os melhores CDs da Cantora!

Mais pense comigo o CD Eternamente foi lançado na metade de Novembro, após 5 dias de lançamento, pesquisei no site da propria MK Music, o cd ja estava esgotados!!
Ou seja onde foi parar os CDs?
No armário de Yvelise de Oliveira?
Ou na Sala da Cassiane?

As pessoas falam demais, pra mim foi um dos melhores CDs lançados no ano de 2015, Cassiane Voltou!! Espero q o novo cd dela q vai vir por aiii, venha ser melhor, pois esse já está sendo um sucesso, esse relebrei um pouco do CD A Cura...
Jarinho ta de Parabéns, Cassiane tbm!!! Soh faltou mais hinos de Fogo, como ela gravou no CD Sementes da Fé, maissm assim amei esse CD principalmente
" Minha Essência, Eternamente, Pra Casa Eu Vou e Vai Dando Glória"

Responder
avatar
lia Barros
admin
4 de maio de 2016 11:46 ×

Pensei q só eu q eu tinha achado q parte dos arranjos lembram o A Cura depois de ouvir esse CD eu senti q no próximo CD da Cassiane ela irá voltar produzir CDS como os antigos, esse CD é só uma prévia, se a Yvelise ajudá-la na escolha de repertório vai ficar lindo.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }