Review - CD "Rompendo" - Elaine Martins


Por Herick Marques Diener

Foi necessário apenas o grande sucesso de uma canção para que Elaine Martins tivesse seu nome lembrado como um dos maiores da música pentecostal.
'Sei é Bem Assim' é uma das canções evangélicas mais conhecidas entre as igrejas, sendo até mesmo lembrada, também, pelo público não evangélico.
Tendo lançado alguns álbuns durante a carreira, a grande reviravolta veio ano retrasado com sua contratação pela MK Music e o lançamento do CD 'Santificação', que conseguiu, através de sua faixa título, ficar entre as mais tocadas nas rádios do Brasil, e, também, como foi muito executada nas igrejas, isso lhe garantiu um disco de ouro pelo trabalho.
E não teve nada disso de esperar para pôr nas lojas outro disco, já divulgando a preparação do trabalho sucessor ano passado e causando grande expectativa devido ao seu preview e primeira faixa de divulgação, chega às lojas agora no início de Janeiro o disco 'Rompendo'.
O álbum é produzido por Ronny Barboza, parceria que a própria cantora viu ter dado muito certo por causa do disco anterior, trazendo 12 faixas com temas bem diversificados distribuídos entre as faixas.
O encarte, assim como sua capa, são bem simples como de todos os outros trabalhos da cantora, que deixa os elogios e toda atenção para as canções e sua interpretação vocal.
Vamos nos aprofundar mais sobre cada faixa do CD. Preparados?!
01. Rompendo (Junior Maciel e Josias Teixeira) || A carro-chefe do álbum já é bem conhecida de todos nós e, agora, com a chegada do álbum nas lojas, vai repercutir mais ainda nas igrejas e rádios do país.
Escrita pela dupla Júnior Maciel e Josias Teixeira, fala sobre a igreja não se intimidar com as oposições e continuar firme e forte seguindo às leis e aos princípios da palavra de Deus, cumprindo sua missão de levar a verdade a todos até, enfim, estar com o Senhor nos céus.
'Rompendo, rompendo, incandescente como o sol vai a igreja do Senhor rompendo, rompendo, esmagando a serpente e esmagando o leão (...)'
Bem produzida como também escrita, vale destacar o momento de 'perguntas e respostas' entre a intérprete e o backing, um dos pontos altos da faixa.

02. Volte a Sonhar (Junior Maciel e Josias Teixeira) || Quando a cantora declarou em uma matéria publicada por sua gravadora que muita gente gostaria dessa faixa, ela estava certa! A faixa é uma das melhores de todo o álbum e, provavelmente, vai ter uma boa repercussão.
Pode até ser clichê uma música que nos encoraja a sonhar mesmo em meio à dor e ao fracasso, mas essa aqui é um caso à parte. Ei, cantores, podem repetir temas quantas vezes quiserem, desde que as canções sejam de qualidade, como esta!
'Volte a sonhar, se por um tempo a dor te fez parar. Volte a sonhar, Deus ainda realiza sonhos'.
Quem curte uma boa música, gosta de cantar na igreja e etc., sinta-se à vontade com esta canção.

03. Desperta Tu Que Dormes (Junior Maciel e Josias Teixeira) || O puxão de orelha nesta faixa vai para os que esquecem que a volta de Cristo está mais próxima do que podemos imaginar, e muitos estão dormindo, não dando crédito aos sinais tão visíveis e não vivendo uma vida que resultará na sua salvação.
'Desperta tu que dormes, desperta sem demora. Quem ganha o mundo perderá a alma. Desperta tu que dormes, hoje é a sua chance, perto esta o fim.'
Durante a faixa, que contém a participação bem presente do vocal, a cantora fala sobre os acontecimentos que se sucederão após o arrebatamento da igreja, servindo como um conselho para ninguém ficar para ver tais coisas.
Mesmo não sendo tão marcante como outras faixas derivadas do tema, ainda, sim, é uma boa canção.
04. Tempo de Deus (Pastor Lucas) || Esta canção fala sobre nossa ansiedade em ver as coisas, enfim, acontecerem e, ressalta, que apenas no momento preferível a Deus, tudo se realiza conforme sua vontade e excelência.
É uma faixa bem calma durante todo seu decorrer, e a produção e o vocal a acompanharam de forma bem leve também. Contendo em seus versos finais um trecho do hino 'Tudo Entregarei', deixando a música ainda melhor.

05. O Melhor da Festa (Adriano Santos) || Quem ouviu o preview do álbum estava, sem dúvidas, esperando para ouvir esta faixa por completo, não é mesmo? E ela é realmente uma das melhores de todo o trabalho, sendo uma das canções que mais vai repercutir nas rádios e igrejas, arrisco-me, ainda, a dizer que poderá, sim, ser uma possível faixa de trabalho do CD.
Sua letra se baseia no justo argumento de que o melhor que pode acontecer em nossos cultos e reuniões não é a realização de milagres, batismo com espírito santo, avivamento entre outros, mas, sim, a salvação de almas para Cristo, porque esse deve ser o principal foco para quem já confessou a Jesus como seu Salvador.
'O melhor da festa não é ver o cego ver, o melhor da festa não é ver o coxo andar, o melhor da festa não é milagre acontecer. O melhor da festa é ver almas se renderem.'
A música é certeira para se cantar em congressos e confraternizações que acontecem anualmente nas igrejas, então fica a dica aí para todos.
'O melhor da festa é salvação de almas!'.

06. Emanuel (Eduardo Schenatto) || Uma boa produção como a de Ronny Barboza não tem como passar despercebida, né? Introdução muito boa, assim como toda a produção da canção, que enaltece exclusivamente ao nosso Deus.
A faixa já foi gravada anteriormente por seu próprio compositor, Eduardo Schenatto.
Não é um dos grandes destaques do álbum, mas continua sendo uma bela canção que irá agradar algumas pessoas.

07. Estarei Contigo (Gislaine e Mylena) || A sétima faixa é como se fosse Deus cantando para nós em primeira pessoa; Ele fala sobre nossa cuidadosa criação realizada por Suas mãos e tudo que Ele pode fazer por nós enquanto O adoramos.
Some uma produção bem bacana a uma letra bem elaborada, então, eis que surge esta canção.

08. Valente (André Freire) || O excesso de músicas semelhantes a esta, principalmente no cenário pentecostal, tira um pouco nossa atenção da faixa que, apesar de tudo, não é uma música ruim e apresenta mais uma vez uma produção bem legal.
Sua letra se baseia em que somos fortes mesmo que o mundo não acredite ou espere nada de nós.
09. Pode Confiar (Patrick Mendes) || A cantora tem uma faixa na qual o título se assemelha a esta, inclusive dá nome ao seu álbum 'Posso Confiar', mas as canções são bem diferentes.
Esta fala que podemos depositar toda nossa confiança no Senhor, que pode mudar nossa vida por completo.
'Deus vai entrar na tua casa e tudo vai mudar, você pode ter certeza, pode confiar. O Deus que você serve não falha.'
Apesar de não ser um dos destaques do disco, o refrão fica na sua cabeça rs.

10. Eu Vou Adorar (Patrick Mendes)  || Semelhante as composições da dupla Gislaine e Mylena, esta faixa fala sobre o mover de Deus e sua glória que desce sobre nós quando O adoramos.
Canção legal, porém, mais do mesmo....

11. Em Nome do Senhor  (Cláudio Louvor) || A qualidade do álbum volta nesta faixa, que abriu o preview do disco com um trecho, causando elogios e gerando expectativas quanto ao seu conteúdo final.
A música é sobre a história bíblica de Davi, que venceu em nome do Deus vivo o gigante Golias mesmo parecendo impossível aos olhos de muitos e foi afrontado pelo adversário. Mais uma vez um tema, sim, clichê, mas como já disse acima e em outras análises, uma música bem feita, mesmo com uma temática repetitiva, é muito bem-vinda.
'Em nome do Senhor eu vou vencer a guerra, em nome do Senhor vou conquistar a terra, em nome do Senhor derrubarei gigante, em nome do Senhor eu seguirei avante'.
A produção por parte de Ronny Barboza mais uma vez foi excelente, sendo coerente a sua vitória na categoria de produtor do ano no News Gospel Awards 2015, como você pode ver clicando aqui.
Aposta para os conjuntos das igrejas espalhadas por aí, esta faixa vai conquistar muitos.

12. Reino (Pastor Lucas) || Fechando o disco com um dos refrões - dentre outros do álbum - que mais fica grudado em nossa mente após ouvirmos, esta canção fala sobre as bênçãos de fazer parte do Reino de Deus.
Tudo muito coeso, tanto a produção como o vocal muito presente em toda a faixa. A música também abriria o disco muito bem, mas no caso, fechou com chave de ouro.
Ainda em sua zona de conforto, Elaine Martins nos apresenta um disco que corrigiu os pequenos erros cometidos no anterior, como o excessivo número de canções já gravadas por outros artistas, e trouxe exatamente o que ela sabe que vai repercutir nos congressos e cultos pelo país, mais necessariamente, seu público que curte músicas pentecostais.
Já não é comum vermos álbuns que tragam algo de novo em todos os quesitos, mas com a presença da qualidade, já vale receber por nossa parte um destaque.
A produção, assim como no disco anterior, é um dos grandes destaques e justifica porque o produtor não quis trabalhar com nenhum outro artista durante esse processo (Elaine de Jesus ficou na fila de espera, mesmo com um CD tão aguardado).
'O Melhor da Festa', 'Volte a Sonhar', 'Em Nome do Senhor' e 'Rompendo' estão prontas para serem incluídas nos repertórios das igrejas e listas de programações das rádios evangélicas do país. É esperado que a gravadora saiba conduzir bem a divulgação do álbum, e assim os resultados se igualarão aos do álbum antecessor, lembrando que a faixa título não é um hit tão forte como foi o grande sucesso do CD passado.
O início do álbum traz músicas consideravelmente boas, seu meio já traz canções que não se destacam muito no material, e no final vemos a qualidade subir novamente.
Foi exatamente, sem tirar nem pôr, o que esperávamos do sucessor do álbum 'Santificação', sendo isso ruim ou não, fica a critério de cada um.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
13 Comentários

13 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
6 de janeiro de 2016 20:59 ×

Não superou o santificaçao mas ta lindo

Responder
avatar
6 de janeiro de 2016 21:14 ×

ABRIU O ANO COM TUUDO
O MELHOR DA FESTA MT TOP

Responder
avatar
Anônimo
admin
6 de janeiro de 2016 23:51 ×

Rompendo sem duvidas sera a musica gospel mais cantada em 2016 nas igrejas,,,

Responder
avatar
Anônimo
admin
6 de janeiro de 2016 23:53 ×

VOLTE A SONHAR A MELHOR MUSICA DO CD !!!

Responder
avatar
Anônimo
admin
7 de janeiro de 2016 09:49 ×

Não gostei de Volte a sonhar...Achei chata e clichê..Ainda estou conhecendo o álbum,e por enquanto,me simpatizei muito com Estarei contigo.

Responder
avatar
Anônimo
admin
8 de janeiro de 2016 13:02 ×

tem muita musica nada haver mas eu gostei
desperta tu que dormes e linda!!

Responder
avatar
Grazianne Lima
admin
11 de janeiro de 2016 03:49 ×

Adorei o cd! Rompendo e Volte a Sonhar abrem muito bem o cd e já pagam o valor do mesmo. Fora várias outras faixas que me agradaram muito. Recomendo!

Responder
avatar
3 de fevereiro de 2016 14:02 ×

As canções "O melhor da festa" e "Em nome do Senhor" já vale todo álbum!São músicas fortes, inteligentes e sem exageros mas ao mesmo tempo cheias de rampantes característicos do bom pentecostal!

Responder
avatar
Anônimo
admin
18 de fevereiro de 2016 00:20 ×

Concerteza as musicas ROMPENDO e VOLTE A SONHAR serão sucesso em todo Brasil , comprei 15 cds para presentiar amigos kkk de tanto que eu Gostei...

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }