Review: CD Tempestade - Deise do Vale


Por Herick Marques Diener

Há bastante tempo uma cantora consideravelmente nova no ramo da música pentecostal causou tanta expectativa no público do gênero para a chegada de um álbum seu.
Deise do Vale foi aparecendo aos poucos; repercutindo com uma música ali, chamando atenção em um congresso aqui, até que se viu lançando um dos trabalhos mais esperados desse ano e que, enfim, já pode ser ouvido por todos os seus admiradores.
O disco 'Tempestade' foi muito aguardado pelo público antes mesmo de ter um single oficial. Apenas trechos de canções e a capa do álbum foram suficientes para que tanta expectativa fosse criada.
E por falar na capa, o projeto gráfico foi desenvolvido pela agência Observ Design, que tem por traz Leandro Prado. Muito coerente com o título do álbum, tanto a capa como todo o encarte em si não podem passar desapercebidos. Estão excepcionalmente bem feitos e talvez seja por isso que grande parte dos cantores estão deixando seus trabalhos na mão desta empresa.
O disco saiu pela gravadora Som do Vale, pertencente a própria cantora, e as 10 faixas do material foram escritas por ela, e produzidas pela equipe da gravadora. Ou seja, esse é um projeto bem pessoal e que serviu, sem dúvidas, como amadurecimento ministerial para a mesma.

*Também quero deixar bem claro aqui que essa resenha foi escrita profissionalmente. Eu não sou fã da cantora, e repúdio sua atitude de maltratar seus admiradores nas redes sociais.
Vamos falar sobre cada música agora?!


01. Raio X | "Saia o câncer, pode vomitar na minha mão", forte, não é? Essa é só a primeira frase da música que não tem como não deixar quem a ouve arrepiado.
Ela é cantada em primeira pessoa como se Deus estivesse dizendo para quem está precisando de um milagre que ela já está em posse da sua cura.
Tem que ter muita autoridade para cantar uma canção dessa e, falando nisso, ela é bem semelhante a música 'Autoridade Divina', uma das canções mais fortes e conhecidas da cantora Elaine de Jesus.
O único ponto negativo é que a música não tem necessariamente um refrão, ela é direta, mas esse detalhe é ofuscado por sua muito bem escrita letra.
"Os médicos, os exames não vão resolver aquilo que só Deus sabe fazer. Se a medicina um dia te desenganou, ela se enganou pois Jesus vai prevalecer".

02. A Muralha | Essa aqui vai ser a preferida dos conjuntos das igrejas espalhadas por aí.
Só por essa introdução, muito bem produzida por sinal, a música já vale a pena ser ouvida até o final. Tem instrumentos de corda, de sopro, e tudo que poderia ter de melhor rs.
Seu conteúdo lírico aborda o tema bíblico da muralha de Jericó que foi abaixo com a força dos sons de trombeta enquanto Josué e o povo de Deus rodeava a muralha.
"Vai contra a muralha até ela cair, vai que a vitória Deus entrega a ti, vai que essa barreira Deus vai derrubar, o milagre vai ser grande para carregar".
Como nem tudo são flores, o lado negativo são as frases cortadas rapidamente e as palavras duplicadas. Fora isso, é uma ótima canção.

03. Tempestade | Nada como sons de raios na introdução e uma produção bem forte para a música que dá título ao álbum, não é mesmo?
O tema é centrado na história bíblica de quando Jesus acalmou o mal tempo ainda quando presente no barco, assemelhando o momento a nossa situação, pois Ele não mudou, e ainda aquieta qualquer tempestade.
"Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem? Quando ele esteja a mão o mal desaparece. Ele é Deus sobre todos e tudo que há, ele domina sobre terra, céu e mar".
Nessa faixa tanto o produtor quando os integrantes do vocal deram um show realmente.
Além de ser uma ótima opção de música para os departamentos, grupos de coreografia e afins, também é uma ótima opção para ser single do álbum e ganhar um clipe bem feito.
"Porque tendes tanto medo homem de tão pouca fé? Quem está no barco é Jesus de Nazaré!".


04. Era Pra Ser Eu | A quarta faixa do disco aborda sobre o sacrifício de Jesus na cruz realizado em nosso favor, frisando que era para ser cada um de nós em seu lugar, e por isso devemos entregar toda glória e louvor a Ele.
Comparando as faixas anteriores essa é a música mais inferior do disco até agora. Não é ruim, mas também não acrescenta nenhuma novidade.

05. Muda a Situação | Assim como a faixa anterior, essa música tem um ritmo mais animado e uma produção mais leve comparadas às canções iniciais do álbum.
Ela fala sobre o poder de Deus em rever o quadro das pessoas. Quem não tem mais esperança, quem está adormecido na fé e várias outras situações.
"Muda a situação daquele que entrou aqui achando que era o último, dia da sua vida".
Um dos pontos altos da faixa é em um dos trechos finais, onde é declarado que o inimigo já caiu com seus projetos contra nós.

06. O Lagar de Deus | Essa música é bíblia pura meu povo, e além de ser uma das faixas mais comentadas pelo público, também será uma das que irão arrepiar e falar com muitos. Toda a sua letra é baseada na ceifa e no lagar da irá e do furor de Deus, fatos encontrados em Apocalipse 14.
“Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi ceifada”.
Ouvimos nessa canção claramente sobre Deus separar o joio do trigo, parábola para se comparar aos que estarão prontos para serem arrebatados no grande dia do Senhor e os que serão rejeitados.
A música é cheia de trechos bem fortes, tem que ter muito entendimento de bíblia e também ser muito usado para escrever uma letra dessa.
"E fora da Santa Cidade o sangue vai correr, e eu não quero ver.... Eu não quero ver".


07. Aprendendo a Adorar | A sétima música do álbum traz, mais uma vez, um tema bem forte em seu conteúdo lírico. Ela fala sobre adorar à Deus em qualquer circunstância, com milagre ou sem milagre, com as portas abertas ou fechadas e etc. E frisa sobre Deus está procurando os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
E mesmo parecendo ser um tema clichê e muito investido em outras canções do gênero pentecostal (mesmo sem muita gente entender e praticar) essa música ainda sim se destaca dentre as outras.
A última frase é para resumir perfeitamente toda a canção; "Adore a Deus para você receber, e se não receber, adore!", entendeu o recado?

08. 15 Anos | Parece que na hora de escrever esse disco a cantora resolveu separar somente temas bem fortes para se basear, e por isso fez um dos álbuns do ano com as melhores letras.
Essa música fala sobre as pessoas que tem em suas mentes pensamentos suicidas, sendo seu primeiro trecho referente a elas e depois seu refrão à todas as pessoas que não cessam de orar por essas pessoas que amam, sendo seus familiares ou não, frisando que a oração é a chave da vitória.
"Não para, sua oração está sendo ouvida, Deus vai entrar agora nessa vida, e aquele quem tu amas Deus vai visitar. Não para, não cesse de dobrar os seus joelhos (...)".
É um assunto que, acredito eu, nunca foi abordado em outras canções evangélicas e menos ainda no gênero pentecostal. É um tema triste, porém muito real e presente em nossa cidade nos dias de hoje, por isso achei sensacional escrever de uma forma tão emocionante e cristã sobre o assunto.

09. Palavras | Mas o que que é isso? Mais uma canção com um tema bem forte, é dessa vez tem inserido em um de seus trechos um assunto bem presente nos dias de hoje no evangelho.
"Se não vem para exaltar só a Jesus, se não fala do evangelho lá da cruz é só palavras. Se só pensa em arrastar multidão, se não prega nem se quer a salvação é só palavras".
Essa é mais uma das faixas do material que trazem uma pegada mais leve na produção, e um ritmo menos forte, assim como na faixa anterior.

10. Se Levante Desse Chão | A última faixa do disco não fecha tão bem quando deveria. É uma das faixas menos interessantes do projeto, e seu tema central é previsto só de ler o título da canção.


Antigamente na música pentecostal um dos elementos que mais eram procurados e admirados por todos era uma produção bem feita por parte de um maestro, hoje em dia o que as pessoas procuram mesmo são canções bem escritas, com temas fortes, e que falam com cada um de nós.
O maior acerto desse álbum, sem dúvidas, é o fato que ele contém músicas muito bem escritas, e sem a presença de uma enorme lista de compositores, pois todas elas foram escritas pela própria Deise do Vale.
O disco 'Tempestade' apresenta canções que podem repercutir bastante nas igrejas e rádios, um projeto gráfico que nos faz encher os olhos, e uma produção excelente em outras músicas, que faltou um pouco em outras, mas no geral também foi um fator bom para o conjunto da obra.
O projeto estará no páreo para ser um dos melhores CDs pentecostais do ano, e posso dizer que se dependesse apenas de um trabalho bem feito, com certeza a cantora estaria entre as maiores cantoras do gênero.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
11 Comentários

11 comentários

Clique aqui para comentários
Lucas Dias
admin
27 de abril de 2016 18:04 ×

CD esta lindo, diferente dos outros dela. Me emocionei com as músicas 15 anos e Palavras, chorei demais

Responder
avatar
27 de abril de 2016 18:33 ×

Uau Herick, disse tudo, Amei o álbum, com certeza vai ser um dos melhores do ano. PARABÉNS PELA ANALISE!

Responder
avatar
Anônimo
admin
27 de abril de 2016 21:03 ×

Album perfeito so n gostei da Raio -X o resto é perfeiçao pura ...Coisa do céu

Responder
avatar
Anônimo
admin
27 de abril de 2016 21:06 ×

pode vomitar na minha mão kkkkkkkkkkkkkk é o fim

Responder
avatar
28 de abril de 2016 21:58 ×

"... e repúdio sua atitude de maltratar seus admiradores nas redes sociais."

Estou surpreso com essa afirmação! Nos vídeos que já vi dela, ela me pareceu tão humilde e simpática!

Responder
avatar
28 de abril de 2016 21:58 ×

"... e repúdio sua atitude de maltratar seus admiradores nas redes sociais."

Estou surpreso com essa afirmação! Nos vídeos que já vi dela, ela me pareceu tão humilde e simpática!

Responder
avatar
29 de abril de 2016 11:17 ×

A influência da mídia é uma coisa muito forte, ela sabe disso.
Mas repara em com ela trata algumas pessoas na sua fã page, e também em eventos! haha

Responder
avatar
Anônimo
admin
29 de abril de 2016 19:01 ×

Para mim, por enquanto, este álbum é o melhor de 2016 com toda a certeza! Fui impactado pelo seu conteúdo! "Raio-X" é incrível! A cantora inovou em suas composições e cada uma tem sua singularidade. Discordo da nota para os arranjos, estão belíssimos!! Parabéns, Deise! Comprarei com toda a certeza!(...) Cá entre nós, eu também já percebi que, algumas vezes, ela é muito sem educação no seu Facebook com algumas pessoas... e é em perguntas simples, em que não é preciso ser tão rude. Sempre quis saber o porquê disso, mas tenho receio de perguntar e levar um corte ferrado dela também... rsrsrsrs |Eduardo|

Responder
avatar
30 de abril de 2016 20:37 ×

Gostei da análise... A música Aprendendo a Adorar é top... Não sabia que ela tratava mal os fãs nas redes sociais. Bom, ela nunca me tratou mal 😀

Responder
avatar
Anônimo
admin
18 de novembro de 2016 13:15 ×

É um festival de emoções, a pessoa não sabe se ama ou odeia.... ela veio aqui foram muitas Almas pra Jesus e pelo fruto vejo que a árvore é boa !

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }