Troca Disco #2: Fernanda Brum - CD "Apenas Um Toque" (2004)


O CD

Considerada um dos maiores nomes da música gospel, Fernanda Brum sempre se destacou por sua ousadia em cada trabalho como cantora realizados ao lado de seu esposo, Emerson Pinheiro. Após o sucesso do álbum “Quebrantado coração”, considerado um dos melhores da discografia da cantora, Fernanda grava o saudoso “Apenas um toque”, lançado pelo selo da gravadora MK Music. 

Gravado na Igreja Batista Nova Ebenézer, em Vicente Carvalho (RJ), nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2003, foi o primeiro disco ao vivo da cantora, repetindo o feito dez anos depois. Produzido por Emerson Pinheiro, o disco conta com 14 canções, em que seus compositores partem da própria Fernanda, Emerson Pinheiro, Livingston Farias, Alda Célia, Marcus Salles entre outros. 

Apesar da voz rouca na gravação, que causou estranheza para muitos, o CD foi muito bem avaliado pelo público e a crítica especializada.

“Apenas um toque traz uma linguagem congregacional e letras que revelam a minha intimidade com Deus, repleto de novas experiências”. Foi assim que Fernanda Brum definiu o álbum na época.



MÚSICAS DE SUCESSO

Uma grande leva de canções presentes no material se tornaram conhecidas pelo público pouco tempo após o disco chegar às lojas de todo o país.

A começar pela canção título, "Apenas um Toque", que teve sua composição levemente inspirada na passagem bíblica da mulher do fluxo de sangue que foi curada após dar um toque nas vestes de Jesus, história essa que deu base, também, para a elaboração do videoclipe da faixa que passava com frequência nas tardes de domingo no programa Conexão Gospel, na época ainda em TV aberta.

Para os ministérios de louvor das igrejas ficou reservado o sucesso da canção "Nuvem de Gloria", canção bastante animada que se encarrega de abrir o álbum, e foi incluída no repertório de muitas igrejas espalhadas por aí. A canção se popularizou ainda mais ao receber uma versão remixada no segundo volume da série "Os Arrebatados", que reunia sucessos do ano para refazer uma versão exclusiva para festas evangélicas.

Muito lembradas nos cultos especiais de santa ceia e presente em grande parte dos musicais e peças da Páscoa ou do Natal na época, “Ele Escolheu Os Cravos" rapidamente se tornou um dos grandes sucessos do trabalho, tanto nas igrejas como também as rádios. Seu videoclipe recebeu bastante atenção pela equipe da gravadora ao trazer uma encenação da crucificação de Jesus, que também recebeu bastante aclamação do público e da crítica especializada.

Trazendo a composição de uma das compositoras mais premiadas da época, justamente por seu apuro na escrita de canções, Ludmila Ferber assinou um dos grandes sucessos presentes no material e que, sem dúvidas, resultou na venda expressiva do projeto por todo o Brasil, "Dá-Me Filhos", canção bastante especial para a cantora que teve dificuldades de engravidar até que, após quatro abortos espontâneos, concebeu seu filho Isaac. Além de cantar sobre algo que viveu, a cantora ainda pode ver a canção se tornar um dos destaques do ano nas igrejas e ser considerada uma das músicas inesquecíveis de seu ministério.

Outras músicas como "Em Tua Presença" (escrita por Alda Célia que vivia seu auge na época), "Cantarei ao Senhor", "Puro Nardo" e "É Deus no Meio da Igreja" receberam aclamação em determinadas áreas do Brasil, tornando definitivamente um dos álbuns com a maior quantidade de sucessos até hoje. 



ENCARTE E PROJETO GRÁFICO 

Muitos se lembram de uma pintora que participou da gravação do CD “Nos Braços do Pai”, do Diante do Trono, pintando ao vivo um quadro que seria futuramente a capa do material. O nome dela é Danielle Jordão. 

Ela foi escolhida anos mais tarde para fazer a capa do CD “Apenas um Toque”, se tornando na época uma grande novidade e recebendo vários elogios por parte do público e da crítica. 

Após isso, Danielle criou obras para o Ministério Nova Geração, Chris Duran, entre outros, até infelizmente falecer por insuficiência respiratória aguda há dois anos atrás, deixando um legado que ficou marcado, também, por sua assinatura na capa desse álbum de Fernanda. 

As fotos do projeto foram complementadas por um ensaio em estúdio realizado pelo fotógrafo Sérgio Menezes. 

                  

VENDAS E PRÊMIOS

O disco saiu com uma tiragem inicial de 100 mil cópias, um número bem otimista para a época. Entretanto, surpreendeu e conquistou Disco de Platina Tripla por mais de 300 mil cópias vendidas, certificado pela Associação Brasileira de Produtores de Disco – ABPD. Estima-se que o álbum tenha atingido a marca de 450 mil exemplares comercializados.

O CD fez tanto sucesso que foi indicado nas categorias “Melhor CD Ao Vivo”, “Melhor Videoclipe”, com a canção “Ele escolheu os cravos”, “Melhor CD de Adoração e Louvor”, “Música do Ano”, com a canção “Apenas um toque” - título do álbum, e ainda, a cantora foi indicada na categoria “Melhor Cantora” do troféu talento. 

Vale ressaltar que o trabalho garantiu uma versão em espanhol.


O DVD 

"Apenas Um Toque - O Evento", foi o primeiro projeto audiovisual da carreira da cantora e foi gravado ao vivo na casa de espetáculos Via Show, no Rio de Janeiro, durante o mês de julho, com a presença de mais de 8 mil pessoas. Tendo seu marido Emerson Pinheiro na produção e a banda Quatro Por Um como instrumentistas na noite do evento. 

O repertório apresentava as principais canções do álbum que dava título ao material, como "Ele Escolheu Os Cravos", "Dá Me Filhos", "Nuvem de Glória" e, claro, a canção título. 

A cantora também escolheu para o projeto faixas de sucesso presente em seus trabalhos anteriores como "Espírito Santo", "O que Diz Meu Coração", "Sonhos", "Quebrantado Coração" e vários outros. 

O DVD recebeu disco de platina certificado oficialmente pela Associação Brasileira de Produtores de Discos por vender mais de 50 mil exemplares em território nacional. 

Até hoje, o material é considerado pelo público um dos DVDs mais marcantes da carreira da cantora e, também, da história da gravadora MK Music.



REPERTÓRIO

Nuvem de Glória (Fernanda Brum e Emerson Pinheiro)
Cantarei ao Senhor (Fernanda Brum e Emerson Pinheiro)
Dá-me Filhos (Ludmila Ferber)
Apenas Um Toque (Klênio)
Em Tua Presença (Alda Célia)
Ele Escolheu os Cravos (Fernanda Brum, Emerson Pinheiro e Livingston Farias)
Ministração
Vem me Consolar (Fernanda Brum e Emerson Pinheiro)
Sobe Pelo Ar (Raquel Mello)
A Oração do Profeta (Marcus Salles, Fernanda Brum e Emerson Pinheiro)
Puro Nardo (Livingston Farias e Fernanda Brum)
O Espírito e a Noiva (Livingston Farias)
É Deus no Meio da Igreja (Fernanda Brum, Emerson Pinheiro e Livingston Farias)
Clama Brasil (Fernanda Brum e Emerson Pinheiro)



FICHA TÉCNICA

Gravado ao vivo nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2003 no templo da Igreja Batista Nova Ebenézer - RJ
Técnico de gravação: Carlson Barros
Assistentes de gravação: Leonardo Quintão, Zezinho, Ricardo, Pedro e Renatinho
Mixagem no MK Studio por Carlson Barros e Emerson Pinheiro
Masterização: Toney Fontes
Pré-produção: Gravado no Studio Ville por Vagner Pedretti
Estúdio móvel: DB Áudio
Produção musical: Emerson Pinheiro
Produção vocal: Siclair
Arranjos e pianos: Emerson Pinheiro
Guitarras: Duda Andrade
Baixo: Marcus Salles e Ronaldo Olicar
Bateria: Valmir Bessa, Bebeto Olicar e Edmar
Violões: Daniel Oliveira e Duda Andrade
Cordas, órgão e pads: Rogério Vieira
Percussão: Valmir Bessa, Bebeto Olicar e Emerson Pinheiro
Vocal: Siclair, Mara, Adelso e Lilian Azevedo
Fonoaudióloga: Lilian Azevedo
Pintura da capa: Daniela Jordão
Fotos (encarte): Sérgio Menezes
Criação de capa: MK Publicitá

Por Geison Flavio | Herick Marques Diener



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }