Troca Disco #3: Diante do Trono - CD "Preciso de Ti" (2001)


O CD

O ministério Diante do trono é, ainda hoje, considerado um dos maiores ministérios da América Latina, lançando, durante os anos, grandes sucessos de vendas e da crítica especializada. Entre as obras, está o aclamado “Preciso de Ti” – um dos maiores sucessos da música gospel brasileira. 

"Preciso de Ti" é o quarto álbum do ministério, gravado no dia 14 de julho de 2001 no Estádio do Mineirão. Com um público de 210.000 pessoas, considerado o maior público do estádio pela ADEMG – instituição governamental responsável pela administração de estádios do Estado de Minas Gerais, o show contou com a presença de três meninas indianas recuperadas pelo Projeto Índia, que cantaram e dançaram durante a gravação. 

O disco conta com 11 canções compostas por Ana Paula Valadão - líder do ministério, onde “Coração igual ao teu” e “Preciso de Ti” , título do CD, tiveram grande notoriedade durante todos esses anos, sendo regravadas em alguns CD’s posteriores do ministério; a canção título fez tanto sucesso que foi gravada em outras línguas. 

Há algumas curiosidades a serem ressaltadas, como por exemplo, a canção título que foi escrita num momento de tristeza na vida de Ana Paula Valadão, que durante a lua de mel, seu esposo, Gustavo Bessa, sofreu um grave acidente. 

O projeto gráfico mostrou a principal ideia do disco com fotos feitas por Wagner Gonçalves, Gean Carlo Palmesi e Tibério França, e arte idealizada por Lucinano Buchacra. 


MÚSICAS DE SUCESSO

Tendo praticamente todos os evangélicos, ou não, como prova concreta, o maior sucesso do álbum, sem dúvidas, foi sua canção título "Preciso de Ti", que invadiu de uma forma estrondosa todas as igrejas e rádios do país em pouquíssimo tempo e, até nos dias atuais, é lembrada como uma das melhores canções da música gospel. 

Seu sucesso levou a faixa a romper fronteiras, tendo que ser versionada para outras versões e incluída em várias outros materiais do próprio ministério, e outros artistas. 

Quem também participou do sucesso do álbum foi sua faixa inicial, "Quero Subir", que foi inserida em boa parte dos ministérios de louvor e adoração das congregações, assim como "Coração Igual Ao Seu", que com a interpretação de Maxiliano Moraes, ganhou seu espaço e também se tornou uma das canções presentes no álbum mais interpretadas nas igrejas e, também, aclamada nas rádios, sendo regravada em coreano e recebendo mais de três milhões de acessos em sua nova versão linguística.

Uma das canções do ministério com uma letra mais semelhante à de trabalhos de cantores pentecostais, "Deus de Milagres", também repercutiu bastante entre o público evangélico. Ela foi composta em um momento de dor vivenciado pela líder, Ana Paula Valadão, que teve de enfrentar um acidente sofrido por seu marido em plena a sua lua de mel, mas já crendo em sua vitória, compôs a faixa que serviu mais tarde, ao ser incluída no disco, uma música de encorajamento e fé em Deus para outras pessoas. 

Os ministérios de coreografia que começavam a ganhar espaço nas igrejas naquela época foram presenteados com duas canções que se tornaram opções frequentem de serem interpretados por eles. São elas "Em Teus Átrios" e "Em Toda Terra", que são canções bastante animadas e caíram como uma luva para o departamento de dança.

"Ouve, Senhor" também teve um burburinho, e por isso foi regravada mais tarde por uma das grandes intérpretes da música gospel nacional, Elaine Martins.
 

PROFECIA PARA O BRASIL

Durante vários minutos em meio a gravação do trabalho, houve um momento onde uma das intercessoras do evento, Ezenete Rogrigues, foi usada por Deus para entregar uma profecia para a igreja do Brasil, o que causou um interesse maior do público para adquirir as matérias quando saísse nas lojas.

Na profecia, foi dito que Deus começaria uma nova etapa no meio na nossa nação e que levantaria seu altar de adoração, erguendo pessoas capacitadas para ministrar sua mensagem em todas as partes do país. 

O momento deixou bem claro a forte presença do Espírito Santo em meio aos louvores que eram entoados, e uma clara revelação de que Deus estava, naquela noite, instalando seu trono no meio dos louvores que nasceriam de nosso país! 


VENDAS E PRÊMIOS

O álbum é considerado um dos melhores e mais vendidos da música gospel brasileira, chegando a marca dois milhões (2.0000.000) de cópias vendidas; na primeira semana de lançamento, o álbum vendeu mais de quatrocentos mil (400.000) cópias, algo que é feito apenas por artistas seculares internacionais. 

Pelo disco, o ministério foi reconhecido pelo Troféu Talento 2002, o Grammy da música gospel no Brasil, como Grupo do Ano e a música título do CD, “Preciso de Ti”, ganhou o prêmio de Música do Ano. 


O DVD

Na noite de 14 de julho de 2001, o estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG, recebeu o seu maior público e foi transformado em um templo. 

Cerca de 210 mil adoradores vindos de todo o Brasil, e também de outros países, levantaram suas vozes e seus corações para a gravação deste DVD, que expressa através de suas onze músicas o clamor por mais comunhão e intimidade com Deus.

Diferenciando do seu conteúdo lançado em álbum, o repertório do projeto audiovisual traz três faixas que somam com as canções presentes no material, além de não conter tantos cortes como necessário no disco. Nele, a faixa título que no CD conta com 16 minutos se transforma em uma faixa com 25 minutos de duração.

Conta ainda com a presença de um vídeo que aborda o tema da evangelização que ainda se faz necessária em muitos lugares, dando ênfase à Índia, onde muitas jovens deixam sua infância para viver uma vida de prostituição por conta da irresponsabilidade da parte de seus pais. E se tornou um projeto definitivamente inesquecível ao receber três meninas indianas recuperadas pelo Projeto Índia. Junto com todo grupo, elas cantaram e dançaram.

Assim como o álbum, o material em vídeo também se tornou um sucesso de vendas por todo o Brasil é acredita-se que tenha vendido em torno de 100 mil exemplares por todo o território nacional, o que lhe renderia um Disco de Diamante.


REGRAVAÇÕES DO PROJETO

Uma das mais recentes versões feitas de uma das canções do material foi fã cantora Elaine Martins, que inseriu a canção "Ouve Senhor" com novos arranjos em seu álbum de estreia pela gravadora MK Music, "Santificação", sendo elogiada pela crítica e pelo público. 

A canção Preciso de Ti foi a mais regravada pelo Diante do Trono. Também foram feitas duas versões da canção em inglês, ambas escritas por Ana Paula Valadão, porém com letras diferentes: a primeira foi apresentada em algumas ministrações nos Estados Unidos, e em outros países de língua inglesa. Além de ter sido gravada por outros artistas como Tribo Louvor e Carol Celico.

Posteriormente, a faixa-título foi regravada para o álbum comemorativo Tempo de festa, além de integrar também o álbum infantil Para adorar o Senhor (CD ao vivo de Crianças Diante do Trono) e fazer parte de "Medley DT", do DVD e CD Bônus de Sol da justiça. 

A faixa foi versionada no álbum Creio, sendo lançada como faixa-bônus para iTunes, mas integrando o registro audiovisual. Essa versão foi regravada em finlandês para o álbum Läpimurto. O motivo da nova versão é que, sem a orquestra, Ana Paula tinha dificuldades de manter a versão anterior, já que os arranjos orquestrais de Sérgio Gomes ocupam boa parte da canção. A nova versão foi idealizada pelo Gateway Worship. Uma nova versão fora publicada para integrar o projeto Tu reinas, inclusive fazendo parte do ensaio geral e gravação do DVD e CD, mas não entrou na versão final do registro audiovisual do projeto.

A faixa "Quero subir" foi regravada posteriormente em instrumental para o álbum Sem palavras, e integra o álbum Renovo, sendo traduzida para o alemão e inglês (versão que Ana Paula cantou no programa Marcus & Joni do canal americano Day Star. 

A faixa "Em Teus átrios" integra o álbum comemorativo Com intensidade.

A faixa "Coração igual ao Teu" integra o álbum Tu reinas, sendo a primeira canção a ter seu vídeo do registro audiovisual liberada. 

A canção "Leva-me" faz parte de "Medley DT", que está presente do DVD e CD bônus de Sol da justiça e é um instrumental do álbum Sem palavras. 


REPERTÓRIO

Todas as canções escritas e compostas por Ana Paula Valadão. 

1. "Quero Subir" 5:57
2. "Em Teus Átrios" 5:59
3. "Insaciável" 5:02
4. "Conhecerei" 4:39
5. "Mais do que Tudo" 5:07
6. "Ouve, Senhor" 4:38
7. "Deus de Milagres" 6:34
8. "Coração Igual ao Teu" 5:08
9. "Preciso de Ti" 15:19
10. "Leva-me" 7:41
11. "Em Toda a Terra" 


FICHA TÉCNICA 

Banda
Ana Paula Valadão - vocais
Paulo Albucater - arranjos e teclado
Maximiliano Moraes - arranjos vocais e vocal em "Coração Igual ao Teu"
Sérgio Gomes - orquestração e violão
Nívea Soares - vocal em "Leva-me"
André Valadão - vocal em "Mais do que Tudo"
Helena Tannure - vocal em "Preciso de Ti"
João Lúcio Tannure - vocal em "Preciso de Ti"
Graziela Santos - vocal de apoio
Mariana Valadão - vocal de apoio
Renata Valadão - vocal de apoio
Soraya Gomes - vocal de apoio e oboé
Gustavo Soares - teclado
Elias Fernandes - guitarra e violão de doze cordas
Roney Fares - baixo
Bruno Gomes - bateria

Músicos convidados
Marcilene Renata da Silva - saxofone alto
Samuel Mota - saxofone alto
Sebastião Gomes - saxofone alto e oboé
Clélio Viana - saxofone tenor
Luciano Buchacra - saxofone tenor
André Luiz Celestino - trompete
Sérgio Gonçalves de Almeida - trompete
Christiano Fernandes - trompete
Adriano Lopes - trompete
Geraldo Lúcio - trompete
Airton de Carvalho - trompete
Ailton R. Ferreira - trompa
Sarah R. Ferreira - trompa
Vanderlei Miranda - trompa
Priscila Viana - trompa
Rita de Cássia Oliveira - trompa
Edmilson Santos - trombone
Jeff C. Freixo - trombone
Salim A. Hanzen - trombone
Hugo Kecnhuk - trombone
Equipe técnica

Randy Adams - engenheiro de som, mixagem
Ken Love - masterização

Projeto gráfico
Luciano Buchacra - arte
Wagner Gonçalves - fotos
André Brant - fotos
Gean Carlo Palmesi - fotos
Tibério França - fotos

Por Geison Flavio | Herick Marques Diener




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }