Troca Disco #5: Cassiane - CD "Com muito louvor" (1999)


O CD
Cassiane começou a cantar desde muito cedo e lançou vários LP’s que antecederam sua ascensão no meio evangélico. E foi em 1992 que assinou contrato com a gravadora MK Music, lançando o disco “Sem Palavras” – primeiro álbum da cantora a alcançar a comercialização de mais de 100.000 cópias.

Entretanto, foi em 1999, que a cantora revolucionou a música gospel e o gênero pentecostal com o álbum “Com muito louvor”, que é, até hoje, um sucesso nas igrejas e entre cristãos de todas as idades. 

É o segundo trabalho da cantora produzido por Jairo Magalhães, seu esposo. O sucesso foi tanto, que consagrou várias de suas canções nas igrejas e rádios, que são cantadas  até os dias atuais nas igrejas cristãs de todo território nacional. 

Em algumas entrevistas, Cassiane expressa a emoção de ver crianças, adolescentes e jovens que na época não eram nascidos ainda, mas conhecem e cantam canções do disco como se fossem atuais. 

“Neste novo CD estão presentes todas as características marcantes de Cassiane, porém, acrescidas pela maturidade que ela vem adquirindo ao longo de sua carreira. Maturidade esta, que lhe possibilita interpretações cada vez mais vigorosas, como em “Basta Uma Palavra” e “O Chamado”, que abrilhantam ainda mais o CD”, acrescentou a gravadora MK Music na época do lançamento do CD. 


MÚSICAS DE SUCESSO
Nos meses finais do último ano da década de noventa, Cassiane proporcionou uma febre em grande parte das igrejas do território nacional, pondo a canção título de seu mais recente álbum, na época, no repertório dos conjuntos e nas programações das rádios.

"Com Muito Louvor", composta por Elizeu Gomes, recebeu um sucesso imediato entre o público evangélico, impulsionando as vendas do álbum homônimo e consagrando de vez o nome da cantora como um dos maiores do meio.

Lembrada até os dias de hoje por parte do público da época e, também, por quem entrou para o evangelho nos últimos anos, a música já recebeu versões para novas línguas e segue como uma das canções mais inesquecíveis da música gospel.

Sexta faixa presente na linha sucessiva do álbum, "Hino da Vitória" nem esperou o sucesso da faixa título do material esfriar para mostrar sua força nas igrejas e rádios do país, se tornando o segundo hit consecutivo da cantora presente no disco.

Escrita por Rozeane Ribeiro, a música se popularizou por grande parte do público evangélico como "o hino do mar vermelho", sendo uma das canções mais cantadas em igrejas pentecostais do país, até os dias atuais, e vindo a ser gravada pela compositora anos mais tarde em sua coletânea de sucessos autorais.

Terceiro hit inesquecível presente entre as músicas da obra, "Oferta Agradável a Ti" experimentou seu sucesso entre o público cristão com o passar do tempo e o baixar do grande impacto que as duas canções anteriores obtiveram na indústria evangélica. 

Na época, a canção composta por Ana e Edson Feitosa, pastores da Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, era um estilo musical arriscado para cantores do meio pentecostal, trazendo um conceito mais de adoração para o trabalho de uma das pioneiras do meio, mas a gravação deu certo e a faixa se tornou querida pelo público e oficializou sua entrada em muitos ministérios de igrejas pelo país. 

Até hoje, a faixa é entoada em igrejas de várias denominações como Assembléia, Batista, Presbiteriana e etc.

Corinhos de fogo sempre foram muito entoados por boa parte das congregações pentecostais, mas não são qualquer um deles que caem do gosto do público. 

Cassiane conseguiu por dois deles presentes no seu álbum no repertório das igrejas, sendo eles "Festa no Céu" e "Fogo Santo" cantados por muita gente e inclusos mais tarde no projeto audiovisual da cantora que comemoraria duas décadas e meia de carreira. 

A faixa de celebração "Tudo Novo" fez se popularizar o uso de ministérios de dança ou coreografia nos cultos, sendo um feito que vale a pena destacar. 

Por fim, "Com Cristo é Vencer", terceira faixa do disco e composta pela dupla de sucesso Daniel e Samuel, também recebeu grande destaque por boa parte do público e foi inclusa em programações de rádios. 


O DVD
Em março de 2000, mais de 5 mil pessoas presenciaram o maior show solo de um artista evangélico no Olimpo, casa de shows na zona norte do Rio de Janeiro, tendo seu conteúdo filmado e arquitetado para vir as lojas mais tarde em formato de VHS e logo mais em DVD.

A cantora comemorou as 100 mil cópias vendidas de seu CD homônimo em poucos meses com esse espetáculo memorável que transformou a casa de shows num verdadeiro santuário de louvor e adoração. 

Em uma hora de show, a cantora mostra seus maiores sucessos numa interpretação marcante, priorizando as canções presentes no disco que intitula a obra, mas, também, incluindo sucessos passados como "Imagine" e "Vou Seguir". 

Um grupo coreográfico acompanha a artista nos principais momentos do projeto e, além da banda ao vivo, Cassiane pôde contar com o talento do Coral Renasom, com mais de 50 vozes, que já havia gravado participação no CD. 

Todo o show foi repleto de momentos emocionantes, mas quando a cantora contou o milagre que Deus operou em sua vida, a resgatando da morte aos 11 meses, a plateia não se conteve. 


VENDAS E PRÊMIOS
Em 2015, o álbum foi considerado por historiadores, músicos e jornalistas, como o 48º maior álbum da música cristã brasileira. 

O disco é o maior sucesso na carreira da cantora. Em poucos meses foi certificado pela ABPD como Disco de Ouro por mais de cem mil exemplares comercializados por todo o Brasil.

Mais tarde recebeu a premiação de Disco de Platina por duzentas e cinquenta mil cópias e, por fim, Disco de Platina Dupla e Tripo, que coroa a vendagem de um disco por setecentas mil cópias, apesar do disco ter batido a marca de dois milhões de peças vendidas. 


SONGBOOK
Mais tarde o multi platinado álbum recebeu uma versão em Songbook lançado pela gravadora da artista, onde trazia em seu conteúdo o CD contendo as mesmas faixas da versão oficial do trabalho e, como bônus diferencial da edição padrão, cifras e fotos antigas e atuais do ministério da cantora. 

Nos dias atuais, o raro conteúdo é vendido em sites de vendas pela Internet por preços altíssimos de dois a três mil reais, sendo procurado por colecionadores da discografia da cantora.

*Songbook é um livro impresso com tablaturas ou partituras instrumentais, de uma ou mais bandas, ou músicos. Na maioria das vezes, porta um conteúdo oficial, que pode ter sido escrito pelo próprio compositor das músicas, ou até revisto pelo mesmo.


TÍTULO EM OUTROS PROJETOS
O sucesso do álbum fez com seu título se tornasse uma marca no ministério da cantora, que aproveitou isso para utilizar o nome em outros materiais futuros. 

Em 2006 chegou as lojas o CD e DVD "25 Anos de Muito Louvor", onde tem ênfase no título o enorme sucesso da cantora lançado em outrora.

Mais tarde chegou nas livrarias evangélicas o livro "Uma Vida Com Muito Louvor", contando detalhes e curiosidades de sua carreira somados a seu forte testemunhos. E onde mais uma vez o sucesso estava impregnado no título da obra. 

REPERTÓRIO
1. "Com Muito Louvor" Elizeu Gomes 5:05
2. "Festa no Céu" Josias Barbosa 3:08
3. "Com Cristo é Vencer" Daniel e Samuel 4:24
4. "Basta Uma Palavra" Léa Mendonça 3:35
5. "Fogo Santo" Flávia Afonso 3:27
6. "Hino da Vitória" Rozeane Ribeiro 3:47
7. "Cachoeira de Poder" Elizeu Gomes 3:49
8. "Santo, Santo" Isael dos Santos 3:31
9. "Oferta Agradável a Ti" Edson Feitosa Ana Feitosa 4:14
10. "Forte Campeão" Flávia Afonso 5:16
11. "Como Deus Não Há" Umberto Elias e Cassiane 2:57
12. "Deus Tem Poder" Josué Teodoro 4:08
13. "O Chamado" Marcelo Manhães 4:12
14. "Tudo Novo" Arnaldo Rodrigues


FICHA TÉCNICA
Cassiane - vocais
Jairinho Manhães - teclado, produção musical, arranjos, sax alto, flauta e mixagem
Toney Fontes - guitarras
Rogério Vieira - teclado
Rogério dy Castro - baixo
Wagner Carvalho - bateria
Mito - teclado
Jorge Aguiar - teclado e violão aço
Mindinho - violão nylon e guitarra
Marcos Natto - baixo
Sidney Pires - bateria
Camilo Mariano - bateria
Fernando Gaby - baixo
Zé Leal - percussão
Agostinho Silva - acordeon

Por Geison Flavio | Herick Marques Diener


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário
var pres = document.getElementsByTagName("pre"); for (var i = 0; i < pres.length; i++) { pres[i].addEventListener("dblclick", function () { var selection = getSelection(); var range = document.createRange(); range.selectNodeContents(this); selection.removeAllRanges(); selection.addRange(range); }, false); }