Análise: CD "Na Casa Tem Vida" - Ariely Bonatti


A cantora Ariely Bonatti experimentou uma grande virada em seu ministério no último ano da década passada quando seu disco "O Tempo" começou a ser distribuído por uma das maiores gravadoras evangélicas do país, antecedendo seu contrato com a empresa para materiais inéditos.

Interpretando músicas fundamentadas em histórias bíblicas, o fato se tornou marca registrada da cantora e atraiu uma quantidade satisfatória de admiradores para o seu ministério. 

Ainda de mãos dadas com a música pentecostal e letras bíblicas, há alguns anos a cantora lançaria o disco "A Porta", que marcou seu investimento no gênero sertanejo universitário, escolha influenciada pela música romântica "Pra Ser Eterno", elogiada pelo público e interpretada pela cantora em uma das coletâneas de sua gravadora.

Tendo notado que a escolha de repertório para um novo disco inédito cairia bem, a cantora começou a selecionar as músicas com supervisão da presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, até que vários acontecimentos entre sua vida pessoal e ministério levaram o material a ter sua dada de lançamento adiada por diversas vezes.

Depois do nascimento de sua primeira filha, impedimento da gravação de duas faixas por parte dos seus compositores, repertório rejeitado três vezes por sua gravadora e vazamento da capa do material antes da data prevista, finalmente o disco "Na Casa Tem Vida" se encontra nas prateleiras de todo o país.

Apresentando ao público dez faixas produzidas pelo maestro Ronny Barboza, o álbum é inteiramente composto por músicas pentecostais, se diferenciando do anterior que intercalou com outras canções do gênero sertanejo.

O projeto gráfico da obra ficou nas mãos da agência Observ Design, que aproveitou bem o tema do material para refletir nas fotos e encarte, contribuindo para que o material fosse coeso, até mesmo na parte visual. Não muito diferente dos outros álbuns lançados pela gravadora da intérprete, o projeto conta com três lâminas e um total de nove fotos. 

A distribuição do disco ficou por conta da gravadora MK Music, que mandou para fábrica uma remessa inicial de quatro mil exemplares, que aos poucos estão sendo enviados para as livrarias do país. Calcula-se que uma nova tiragem possa ser solicitada no início do próximo ano, já que o material é bastante esperado pelos admiradores do ministério da cantora. 

Vamos falar agora detalhadamente sobre cada música presente no álbum. Preparados?!


01. Tua Presença | Composição: Tony Ricardo / Lucas Ing | Duração: 4:04

Escolhida de última hora como música de trabalho para ser lançada nas rádios e plataformas digitais após estar no páreo com outra canção, a faixa traz na sua escrita as mãos do mesmo compositor de grandes sucessos como "Meu Milagre" de Jozyanne e "Amigo Espírito Santo" de Cassiane. 

Seu conteúdo lírico fala sobre a necessidade de ter a presença de Deus em nossa vida, caso contrário, estaremos vivendo e obtendo várias coisas terrenas totalmente em vão.

A sua escolha como faixa inicial de divulgação do álbum pode ter sido uma boa estratégia para deixar a mais esperada pelo público para ser trabalhada mais tarde. Porém, caso a gravadora abandone a divulgação do disco depois dessa faixa, vamos somar mais um grande erro na imensa conta da empresa, que não sabe muito bem escolher singles para seus materiais.


02. Na Casa Tem Vida | Composição: Wellingthon e Thalita | Duração: 4:44

Esperadíssima pelos admiradores da cantora e por qualquer um que aprecie uma boa música pentecostal, a faixa que intitula a obra é a primeira do material que traz a característica da intérprete de cantar sobre histórias baseadas na bíblia. 

Obviamente a melhor dentre as várias canções deste ano que abordam o mesmo tema, sua letra fala sobre a filha de Jairo, que já tinha sido dada como morta por seu pai e por quem estava presente em sua casa vendo a situação da menina, até que Jesus entra naquela casa declarando com sua voz de autoridade que ela não estava morta, mas apenas dormia. 

Para quem não sabe, a dupla que escreveu a faixa também tem mãos em outras músicas de sucesso, como "Sua História Vai Mudar" de Elaine de Jesus, "Mar da Vida" de Shirley Carvalhaes, "Não Negue a Jesus" de Cassiane e "Por Um Fio" de Lauriete.

É pedir demais que essa canção seja rapidamente escolhida como faixa de trabalho do material para se espalhar pelas igrejas do país?


03. Referência | Composição: Anderson Freire | Duração: 4:36 

Uma das melhores letras presentes na obra, sua letra fala sobre muitos desejarem os privilégios que personagens da Bíblia obtiveram em seus respectivos ministérios, assim como relata o Livro Sagrado, mas que nem todos querem pagar o preço que cada um pagou para tais benefícios. 

Escrita pelo grande cantor e compositor Anderson Freire, em certos momentos a canção lembra outra faixa da cantora presente no seu segundo trabalho pela gravadora, "Coleção de Fiéis", principalmente em seu refrão, que se baseia em um clamor para que Deus mude hábitos presentes em nossas vidas, sendo esta uma semelhança entre as músicas.

Acredito que essa venha ser uma das canções preferidas do material para quem for ouvir e, também, seja incluída em corais compostos por adolescentes e jovens das igrejas espalhadas pelo país.


04. A Palmeira | Composição: Elias E Rosmery | Duração: 5:03 

Primeira regravação presente no disco, a música substituiu uma das canções que foram bruscamente retiradas do material e destinadas para repertórios de outros álbuns. 

Seu conteúdo lírico se baseia em uma parábola sobre a vida do crente e a palmeira, sendo um exemplo para nós o fato da segunda ser inteligente para fincar suas raízes na terra e ser persistente no meio de diversas tempestades que lhe assolam. 

Extremamente boa para ser incluída nas pastas dos círculos de oração, a música tem tudo para cair nas graças das mulheres que dominam o público que adquire os discos direcionados às igrejas pentecostais. 

Primeiramente interpretada pela cantora Elisama, os compositores da faixa também são conhecidos por escrever canções para outros nomes, como Vanilda Bordieri, Lauriete e Suellen Lima.

"Mas quando o vento vai a palmeira se ergue / Quando o vento vai a palmeira levanta".


05. Tesouro Escondido (Feat. Willian Nascimento) | Composição: Tony Ricardo / Ariely Bonatti / Lucas Ing | Duração: 4:15 

Inicialmente semelhante ao som de muitos artistas internacionais evangélicos que investem no gênero country, a quinta música da obra anuncia que chegamos na metade do material. 

Falando em sua letra sobre a relação de amor e proteção que temos com Deus, a faixa mostra também o nosso ponto de vista diante de uma adversidade que passamos e o olhar de Deus e sua fidelidade para conosco durante esse processo. 

A melodia da canção e sua produção ponderada foi o que deu um toque especial à faixa, já que sua letra não é uma das mais interessantes do álbum. 

A participação do cantor Willian Nascimento somou positivamente para a música, mesmo perante o fato de que essa não seria a canção separada para o intérprete depositar seus reconhecíveis dotes vocais.


06. Diagnóstico do Céu | Composição: Anderson Freire | Duração: 5:54 

Sexta música da obra e, também, a mais longa do repertório, trazendo quase seis minutos em sua duração.

Inegavelmente uma composição de Anderson Freire, sua letra fala sobre Jesus ser nosso médico espiritual que nos cura durante a nossa peregrinação na terra e nos prepara para a vida eterna que conquistamos, mantendo a santidade por aqui. 

Seu refrão é um dos pontos mais interessantes da música por ser memorável e apresentar um conteúdo metafórico, característica presente em uma boa porcentagem das músicas de seu compositor.

07. Calado | Composição: Elias e Rosmery | Duração: 4:22 

Essa música foi uma das que entraram no álbum de última hora, sendo como um bálsamo para a cantora por apresentar em sua letra exatamente o que a intérprete viveu durante as reviravoltas que ocorreram no processo de produção do material, segundo a própria em vídeos liberados dos bastidores no estúdio.

Segunda faixa do disco originalmente gravada por uma outra artista e, por coincidência, pela mesma da regravação anterior, sua letra fala sobre passar pelas provações e lutas da vida em silêncio, aguardando o livramento da parte de Deus.

Por causa da repetição excessiva do título da canção tanto nos versos como em seu refrão, não foi uma das músicas do disco que mais chamaram minha atenção ou atraiu minha expectativa para ouvi-las.


08. Fiel Adorador | Composição: Kristian Cavalcante | Duração: 4:43

Essa é a segunda música escrita por esse compositor presente em um álbum pentecostal lançado neste ano. O primeiro, foi no mais recente trabalho da cantora Shirley Kaiser, onde o mesmo colaborou com duas canções.

Sua letra fala sobre manter a fidelidade para com Deus em meio às adversidades que passamos durante a vida, o que resultará nas bênçãos de Deus sendo derramadas sobre nossa vida. 

É difícil entender o fato da canção "A Glória é Tua" presente no novo disco da Damares ter sido rejeitada duas vezes para esse repertório antes de não ser autorizada para a gravação e, essa que, definitivamente, não é a mais interessante, ter sido escolhida e incluída na tracklist final.


09. 360 Graus | Composição: Junior Maciel e Josias Teixeira | Duração: 5:05 

A dupla de compositores que assina essa faixa deve ter ficado contente em ver seu nome na maioria dos discos pentecostais lançados durante o ano, incluindo os de grandes nomes, como Damares, Elaine de Jesus, Shirley Carvalhaes, Elaine Martins e Antônia Gomes. 

Inicialmente sua letra fala sobre o olhar das pessoas que estavam à volta de vários personagens da Bíblia e não esperavam nada de surpreendente no desfecho de suas histórias. Já em seu refrão, ouvimos sobre a possibilidade de mudança que Deus pode operar de uma hora para outra em nossa vida, se crermos. 

A repetição do título da música inúmeras vezes é o que penalizou bastante para que a música não ficasse totalmente boa, apesar do seu início bem construído.


10. Vai Virar Notícia | Composição: George de Paula | Duração: 4:05 

Praticamente a mesma mensagem que a faixa anterior passa em seu início: ninguém acreditar que você vai alcançar lugares mais altos em sua vida, mas ocorre um rebuliço em sua história. 

Se diferenciando da anterior apenas em seu refrão, esta fala sobre o milagre que Deus opera em nós repercutindo a ponto de várias pessoas ficarem sabendo do que ocorreu conosco. 

O verso principal é um dos melhores pontos da faixa, por isso podemos dizer que fechamos o disco em boas mãos.




Como dizem que os momentos mais delicados da vida de um cantor fazem surgir as melhores canções de sua carreira, nesse trabalho podem ver que muitas músicas inclusas na obra ficarão marcadas no ministério de Ariely, como “Na Casa Tem Vida”, “Tua Presença”, “Referência” e “A Palmeira”. Mas, apesar dessas faixas realmente boas, o disco em seu decorrer acaba perdendo a força que suas canções iniciais trazem e nos apresenta músicas sem muitas novidades, apesar de não serem necessariamente ruins.

Apesar desse fato, músicas que possam ser trabalhas em momentos certos podem fazer com que o álbum tenha um bom reconhecimento pelas igrejas e rádios do país. Vamos aguardar para ver.


Nenhum comentário