Header Ads


Análise: CD "Gratidão" - Rozeane Ribeiro



Rozeane Ribeiro experimentou em seu ministério o raro fato de se destacar primeiramente como compositora antes de ver sua voz se tornar conhecida por todo o país.

Grandes nomes, como Cassiane, Elaine de Jesus e Shirley Carvalhaes prepararam o terreno da cantora colocando seu nome nos encartes dos discos, mostrando que ela escrevera canções, que em sua maioria, seriam os grandes destaques daquelas obras.

Até que pouco mais da metade da década passada, a cantora começou a receber um grande reconhecimento nas rádios e igrejas do país, refletindo o sucesso de ótimos materiais, como "A Face da Glória", "Rastro de Unção" e "É Meu", todos alcançando a marca de disco de ouro e os dois primeiros de platina.

A cantora passou, então, a separar seus grandes tesouros para serem gravados por ela mesma, em vez de entregar para outros cantores como outrora, conquistando cada vez mais espaços nos conjuntos das congregações espalhadas pela nação.

Este ano chega às prateleiras das livrarias seu novo disco intitulado por "Gratidão", nome bastante apropriado para uma intérprete que comemora mais de três décadas e meia de ministério.

O disco foi produzido pelo maestro Leandro Rodrigues, que já trabalhou com suas mãos em outro álbum da cantora e, apesar de não ser um nome tão conhecido no gênero, não deixa a desejar em absolutamente nada.

O projeto gráfico do material ficou por conta da agência Observ Design que se destaca em alguns encartes, enquanto em outros, nem tanto. Este em questão se sobressai por suas fotos que saltam em meio a tanta simplicidade.

A obra saiu da fábrica com uma tiragem inicial de 10.000, o que sugere que o álbum anterior não se saiu tão bem quanto esperavam e que a crise chega até mesmo pra quem sempre se manteve estável em suas vendas desde sua ascensão.

Vamos falar agora sobre cada música presente no repertório do material. Preparados?! 


01. Mais Grato a Ti | Composição: Domínio Público | Duração: 1:35
O álbum conta com uma pequena introdução, na qual a cantora agradece ao Senhor em poucas palavras antes de entoar o clássico da harpa cristã "Mais Grato a Ti".

Em pouco mais de um minuto e meio, a faixa é interpretada pela cantora acompanhada apenas por um órgão. Belíssima maneira de iniciar a obra.


02. Grande Deus | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:41
A primeira música de trabalho do material é uma das grandes promessas do álbum quando garimpamos as faixas que merecem receber destaque nas igrejas e programações de rádios do país, justificando sua escolha inteligente como single.

Sua letra fala sobre a grandeza que carrega o nosso Deus, que mesmo com toda sua magnitude ainda se importa conosco e sabe com precisão cada detalhes de nossa vida, assim também como de todo o universo.

O primeiro passo de divulgação para a canção foi uma vídeo letra lançada pouco tempo antes do material chegar às lojas, e você pode assistir clicando aqui.

"Você conhece esse Deus? / O tamanho que Ele tem, o poder que Ele tem / Você já viu esse Deus? / Me explique se puder, pois eu não sei explicar."


03. Gratidão | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 5:19
A música que intitula a obra aparece na terceira posição, mas poderia muito bem ter dado sequência à faixa introdutória do material para causar mais coesão.

Seu conteúdo lírico fala sobre a gratidão que devemos ter para com Deus de forma frequente, mais do que a quantidade de vezes que pedimos alguma coisa.

A canção carrega consigo uma melodia que a torna agradável para se ouvir até o seu último minuto e, seu tema não muito visto em outras canções, somou para que fosse uma faixa de destaque.

"Mesmo que você precise ainda mais / Mesmo que a dor muito forte esteja / Erga a tua voz bem alto e agradeça."


04. Sua Vitória Breve Virá | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 6:13
Iniciamos a canção com mais uma declamação rápida por parte da cantora, desta vez a respeito das promessas de Deus, que permanecem em pé mesmo em situações contrárias.

Sua letra é uma injeção de ânimo para quem está passando por provas em sua vida por um determinado tempo e não viu ainda um fim para esta situação. O Senhor está chegando aí e vai mudar tudo por você.

"E Deus vem, pra mudar o rumo, pra mudar a história / Não deixando rastro dessa dor que outrora / Acabou rompendo com sua alegria. / E Deus vem, pra trocar o julgo por um fardo leve / Te dar esperança que a vitória em breve, te fará companhia."

Esta é a famosa música que os regentes dos conjuntos procuram quando compram um disco do gênero pentecostal, então a dica está dada. 


05. A Cruz Valeu | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 5:45
Depois do enorme reconhecimento que a música "Crucifica-o" recebeu por parte dos críticos musicais, sem contar também as muitas visualizações na internet, claro que teria espaço para uma música sobre a crucificação de Jesus no novo disco da cantora.

Mais lenta e reflexiva que a canção citada mais acima, sua letra fala sobre a missão que ficou para cada um de nós que fazemos parte da geração que vive após a grande mensagem de salvação que a morte de Jesus Cristo na cruz deixou.

"Para dizer que o ide é verdade / Para mostrar que a cruz valeu / Deu sua vida pela humanidade / Jesus ressurgiu para a Glória de Deus".

Infelizmente, na reta final da música, o excesso de repetições faz com que uma das faixas de maior destaque do material não se encerre de forma adequada. 


06. Desce Sobre Nós | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:40
E há espaço para uma sonoridade mais pop até mesmo no álbum de uma das maiores cantoras da música pentecostal brasileira.

Sua letra é baseada inteiramente na conhecida passagem bíblica na qual houve o derramamento do Espírito Santo sobre os filhos de Deus, onde foram repartidas sobre cada um novas línguas como que de fogo.

A música traz participação especial da cantora Carol Teodósio, nome ainda novo no mercado e, que integra o cast da gravadora Rori Music, pertencente à Rozeane. Sua presença na faixa não foi tão marcante, então seria uma boa canção com ou sem sua presença.

Posso estar enganado, mas acredito que esta faixa se encaixaria muito bem em álbuns de artistas que interpretam músicas de adoração, devido a sua sonoridade dar uma fugida do gênero pentecostal. Essa característica poderia prejudicar a coesão do material, porém só somou para a diversificação nas composições da cantora.

"De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles." Atos 2.2,3


07. Esse Adorador | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:31
A sétima faixa anuncia que chegamos na metade do disco e, apresenta a última composição que a artista entregou para um outro cantor, conseguindo repercutir nas rádios e igrejas.

Gravada anteriormente por Shirley Carvalhaes, a música fez parte do repertório do disco "O tempo de cantar chegou", sendo lançada como faixa de trabalho e se tornando um dos maiores sucessos pentecostais dos últimos anos, levando a cantora a interpretar a faixa em rede nacional no programa Raul Gil.

Vendo a enorme repercução da música, Rozeane decidiu colocar um trecho da canção no final da terceira faixa de seu álbum anterior, já sendo algo completamente desnecessário e estragando uma das únicas canções que se salvavam na obra. E agora, decidiu incluir a música por completo no repertório deste novo disco.

Quem acompanha minhas resenhas sabe que desaprovo regravações de faixas que tiveram uma boa repercussão entre o público, apoiando, apenas, quando o cantor regrava uma música boa, mas que não fez sucesso com seu cantor original. Então, prefiro não comentar sobre esta faixa, que vai ganhar um videoclipe, ainda por cima.


08. Noivo Vem | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:23
Depois de "Está chegando o dia", "O noivo" e "Arrebatamento", faixas presentes em seus álbuns anteriores, a cantora presenteia seus admiradores com mais uma canção sobre a subida da igreja aos céus para se encontrar com o Senhor.

Com uma melodia no refrão bastante semelhante a da faixa "Grande Deus", número dois deste mesmo disco, a música aposta em um refrão repetitivo que pode agradar a muitos ou fazer outros torcerem seus narizes.

Particularmente, não é a melhor música da cantora que aborda este tema, porém acredito que não seja descartável do álbum e, ainda aposto, como uma das que alguns escolherão para cantar em suas igrejas.


09. Eu Sou Davi | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:58
Com certeza uma das músicas da obra a qual fiquei com mais curiosidade para ouvir após clicar em uma prévia liberada na internet antes do lançamento do álbum.

Iniciamos a canção com uma breve declamação da cantora - terceira faixa do material com este detalhe - e de cara já sabemos que vamos ouvir uma das faixas com a melhor produção da obra.

Sua letra é totalmente baseada na história bíblica do personagem Davi, especialmente quando ele enfrenta um gigante e o vence com poucas pedras e uma funda em suas mãos.

Apesar de apresentar em seu conteúdo lírico um contexto visto a exaustão nas letras evangélicas, a música é um dos grandes destaques do disco, mostrando de vez que a cantora não vai decepcionar quando decidir incrementar o pop em suas canções.

Um dos momentos de destaque da música é quando em certa estrofe a cantora pergunta quem é Davi, enquanto em outra se encontra a resposta para a pergunta com o título da canção.

"Caia por terra agora, quem se levantou / Para guerrear, contra o povo de Deus / Senhor, eu clamo nesta hora / Levanta um Davi para fazer a diferença / Seja ele quem for, a unção está em ti / Tem Davi aqui."



10. Não Peques Mais | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 5:12
A décima música do álbum traz em sua letra uma mensagem que todos nós deveríamos ouvir nos dias que nos sentimos distantes de Deus por causa dos nossos excessos de erros e pecados. O Senhor está sempre pronto para nos perdoar e nos receber novamente.

É a música inédita menos interessante do material até o momento e, poderia ter sido substituída por um corinho de fogo, que ficou em falta e sei que grande parte dos admiradores da cantora gostam bastante.


11. Decidi Andar Com Deus | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:19
Uma música interessante que pode falar com muita gente que se converteu ao evangelho recentemente ou pra quem também tem anos de caminhada cristã.

Em sua letra, a cantora fala sobre um momento em que não sabia por qual caminho seguir em sua vida por falta de conselhos de seus amigos, até que após ouvir a voz de Deus e seus avisos sobre as dificuldades que virão ao lhe seguir, tomou a decisão de andar ao lado do Senhor. 

"Quando olhei pro céu tive resposta / Deus me respondeu e disse assim: / O caminho certo, é apertado e estreito, e difícil pra prosseguir / E, para frente, então, eu fui andando."

O refrão repete inúmeras vezes o título da música, fato que pode desagradar a alguns que ouvem.


12. Com a Força da Louvor | Composição: Josefo Flávio | Duração: 5:44
Quarta música do material que se inicia com uma pequena declamação da cantora antes de entoar os versos da canção.

Seu conteúdo lírico fala sobre o poder que existe quando abrimos a boca para louvar a Deus, fazendo com que o Senhor opere coisas extraordinárias em nosso favor.

A música me lembrou bastante canções antigas que sempre eram incluídas nos álbuns dos cantores pentecostais, mas foi se perdendo com o tempo.

Compositora de mão cheia e presente na melhor fase da música pentecostal nas décadas passadas, não duvido que a faixa tenha sido escrita originalmente anos atrás.


13. Deus Nunca Falha | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 4:21
Disse anteriormente que a cantora tinha feito parte da melhor fase em que as igrejas pentecostais viveram e, aqui está uma música que representa bem o que falei.

Esta faixa é um dos maiores sucessos do ministério da cantora, fazendo parte de seu segundo álbum inédito lançado pela gravadora MK Music e que leva o mesmo nome da canção.

É um tipo de regravação que podemos relevar, já que faz mais de dez anos que sua gravação original aconteceu, ganhando uma nova versão muito boa e pronta pra ser cantada nas igrejas pela geração que está surgindo agora ou quem quer uma versão mais atualizada para incluir nos conjuntos.

"Nunca falha, não desiste, nunca perde uma batalha / Por você faz o impossivel pôe ao chão toda muralha / Manda um anjo na prisão faz o ferro virar palha / Tira o exaltado e humilha e exalta o humilde e fala / Eu sou Deus, o deus que nunca falha / E hoje vou te abençoar."

Tem como esquecer uma música forte como esta, gente?


14. Base Forte (Faixa bônus) | Composição: Rozeane Ribeiro | Duração: 5:09
Esta música entrou nos últimos segundos do segundo tempo no repertório do álbum, graças aos pedidos de muitos admiradores da cantora através das redes sociais. 

Sua letra nos lembra sobre como o Deus que nós servimos é poderoso e faz coisas surpreendentes quando acreditamos em Seu poder.

A quantidade de pedidos para que a música entrasse no disco deduz que será um dos grandes sucessos da obra. Que bom que não ficou de fora, né?
                  


Rozeane Ribeiro demorou um pouco para incrementar uma sonoridade mais pop em seus trabalhos sempre pentecostais mas, quando fez, fez muito bem. 

A cantora sempre foi referencia no gênero como uma das maiores compositoras de seu meio, e seu reconhecimento no Brasil com seus próprios discos foi algo muito bom de se ver. 

Podemos dizer que o que seu álbum anterior, "Heróis da Fé", tinha em falta, esse supre em vários aspectos.

O lado negativo vai para a regravação da música "Esse adorador", a falta de corinhos de fogo que é bom ter em qualquer disco pentecostal que se preze, e claro, algumas músicas que nós chamamos  como 'enche-linguiça'. 

O tempo nos dirá se as canções desse álbum entrarão nas igrejas, ou não. 


Por Herick Marques Diener

2 comentários:

  1. Faltou hinos de fogo. Que pena! Mas em 2019, para o próximo Cd novo, pode ser o estilo "Pentecostal".

    ResponderExcluir